Publicidade
Publicidade

Liga Europa: jogador da Roma é vítima de racismo – e faz gol da classificação

Depois de depredar o centro de Roma na partida de ida, torcida do Feyernoord atirou banana inflável contra o atacante marfinense na derrota em Roterdã

O Feyenoord, da Holanda, foi o grande perdedor da segunda fase da Liga Europa, marcada por episódios de violência e racismo. Depois de depredar pontos turísticos da capital italiana antes da partida de ida, torcedores da equipe holandesa mancharam a partida de volta contra a Roma, nesta quinta-feira, em Roterdã, com gestos racistas contra o atacante Gervinho, da equipe italiana. O jogo chegou a ser paralisado pelo árbitro no momento em que uma banana inflável e outros objetos foram atiradas em campo. Minutos depois, Gervinho respondeu aos racistas com o gol da vitória por 2 a 1 que colocou a Roma nas oitavas de final.

Publicidade

Leia também:

Futebol: onda de violência de torcedores choca a Europa

Torcedores do Feyenoord depredam centro de Roma e são detidos

Racismo de torcedores do Chelsea choca Europa; vítima pede prisão dos agressores​

Torcedor do Chelsea acusado de racismo dirige ONG de direitos humanos

Continua após a publicidade

A tensão já era esperada em Roterdã devido aos atos de vandalismo dos holandeses em território italiano. Antes da partida, torcedores da Roma tiveram que ser escoltados pela polícia para entrar no estádio – um italiano e 17 holandeses foram presos por tentar iniciar uma confusão. Mal a bola rolou e uma banana inflável foi atirada contra Gervinho. O árbitro paralisou a partida, mas, após consultar o atleta e os dois treinadores, decidiu dar sequência ao jogo.

A Roma marcou o primeiro aos 45 minutos, com o sérvio Adem Ljajic. No início da segunda etapa, a torcida local voltou a ter um comportamento condenável: arremessou objetos como moedas, garrafas plásticas e até um guarda-chuva em campo. Uma moeda acertou o árbitro, que parou o jogo por mais 25 minutos, até que diretores da Uefa decidiram novamente dar sequência ao jogo.

Publicidade

Mesmo com um jogador a menos, o Feyenoord empatou aos 11 minutos com o atacante holandês Elvis Manu – que tem descendência ganesa e é é negro. O resultado idêntico ao do jogo no Estádio Olímpico levava a decisã para os pênaltis, mas, três minutos depois, Gervinho recebeu de Torosidis e completou para o gol. Na comemoração, o marfinense fez um coração com as mãos em direção à torcida que o ofendia. A equipe de Roterdã deve sofrer graves punições da UEFA nos próximos dias.

Além da Roma, outras quatro equipes italianas se classificaram às oitavas de final: Napoli, Inter de Milão, Fiorentina e Torino. Foram definidas em sorteio nesta sexta-feira os duelos da próxima fase: Evertom x Dínamo de Kiev, Dnipro x Ajax, Zenit x Torino, Wolfsburg x Inter, Villarreal x Sevilla, Napoli x Dínamo de Moscou, Clube Brugge xBesiktas e Fiorentina x Roma.

Publicidade

(Da redação de VEJA.com)

(Da redação de Veja.com)

Continua após a publicidade

Publicidade