Publicidade
Publicidade

Julgamento de Gabigol é adiado com jogador já na Suíça

Atacante do Flamengo havia desembarcado na Europa quando foi comunicado pelo CAS que sessão será remarcada

O julgamento de Gabigol, do Flamengo, na Corte Arbitral do Esporte (CAS), marcado para acontecer nesta sexta-feira, 7, em Lausanne, na Suíça, foi adiado. Ainda não há uma nova data para a sessão, mas a previsão é que ocorra no segundo semestre deste ano. O atacante é acusado de ter interferido na realização de um exame antidoping.

Publicidade

O adiamento ocorreu após um pedido da União Federal, que é parte do processo. O órgão alegou que não foi devidamente notificada e, assim, não indicou um árbitro para o julgamento. O CAS aceitou o pedido e informou as partes envolvidas na manhã desta quinta-feira, 6, quando o jogador do Flamengo desembarcou na Suíça, segundo informações do portal ge.

O problema começou ainda no julgamento do efeito suspensivo. Todo processo no CAS gera um custo judicial que deve ser dividido entre as partes. A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) não pagou sua parte dos custos judiciais e perdeu o prazo para indicar um árbitro. A defesa de Gabigol foi notificada e cobriu o valor pendente para continuar o processo.

Publicidade

O CAS, então, indicou um árbitro para compor a mesa, que ficou com dois ingleses e um suíço. Esse trio concedeu, por unanimidade, o efeito suspensivo para Gabigol ser liberado e voltar a jogar.

O julgamento do mérito, que estava marcado para esta sexta-feira, seguiria a mesma dinâmica do julgamento do efeito suspensivo, com os mesmos três árbitros participando da audiência. No entanto, a ABCD, junto com a União, pediu o adiamento, alegando que um dos árbitros não foi indicado pela acusação.

A audiência desta sexta-feira não previa a divulgação da decisão final no mesmo dia. Durante a audiência, os árbitros ouviriam as partes, analisariam provas e colheriam os depoimentos do atleta e das testemunhas.

Publicidade

Sem uma nova data para a audiência, há duas possíveis decisões no julgamento do CAS: Gabigol ser absolvido ou cumprir a pena até abril de 2025, conforme a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) no Brasil, que aplicou dois anos de suspensão.

Atualmente, o atacante está liberado para jogar devido a um efeito suspensivo. Gabriel voltou a marcar com a camisa do Flamengo no último domingo, 2, contra o Vasco.

Relembre o caso Gabigol

O Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) acusa o camisa 10 rubro-negro de ter atrapalhado a coleta de um exame realizado em 8 de abril de 2023. O caso foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem: “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

Segundo as denúncias, Gabigol teria feito os profissionais esperarem mais do que o previsto, e ainda teria agito com desrespeito com eles. Os demais atletas do Flamengo teriam feito o teste antes do treinamento.

Os relatos ainda apontam que o jogador foi almoçar após o compromisso na Gávea e voltou depois para realizar o exame sem avisar aos profissionais que ali estavam.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade