John Havlicek, lenda do Boston Celtics, morre aos 79 anos
Ex-atleta ganhou oito títulos da liga e foi selecionado13 vezes para participar do Jogo das Estrelas
O lendário John Havlicek, membro do Hall da Fama e cestinha histórico do Boston Celtics, morreu nesta quinta-feira 25, em Jupiter (Flórida), aos 79 anos de idade.
Havlicek passou as 16 temporadas da sua carreira na NBA com os Celtics e ganhou oito títulos da liga, e além de ter sido selecionado 13 vezes para participar do Jogo das Estrelas, recebeu o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) nas finais de 1974.
Como ala-armador, teve média de 20,8 pontos, 6,3 rebotes, 4,8 assistências e 1,2 roubos de bola durante sua carreira. É o líder de todos os tempos dos Celtics em pontos anotados e partidas disputadas, ocupa o segundo lugar em assistências e o quinto em rebotes.
Havlicek que foi selecionado na sétima rodada do sorteio universitário da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) de 1962 pelo Cleveland Browns, no mesmo ano em que o Boston Celtics o escolheu na primeira rodada do sorteio da NBA.
Ele se juntou a uma equipe icônica dos Celtics que já tinha Bill Russell, Bob Cousy e Sam Jones. Conhecido por sua frieza e resistência física, Havlicek se destacava regularmente ao superar seus oponentes em quadra.
Há anos sofria a doença de Parkinson e estava afastado de suas atividades relacionadas com a NBA.
De acordo com o jornal Boston Herald, Havlicek sofria de pneumonia há três semanas e foi internado pela família.
Os Celtics classificaram Havlicek como “o rosto de muitos dos momentos históricos da franquia”, além de definir o ex-jogador como “um campeão em todos os sentidos”.