Publicidade
Publicidade

Gianni Infantino é eleito novo presidente da Fifa

Suíço foi eleito no segundo turno

O suíço Gianni Infantino foi eleito novo presidente da Fifa. Em eleição realizada nesta sexta (26), em Zurique, na sede da confederação, Infantino venceu após o segundo turno de votos, com maioria absoluta.

Publicidade

Infantino ficou conhecido pelo público por participar dos sorteios da Uefa, da Liga dos Campeões, Liga Europa, etc. Era Infantino quem apresentava os sorteios da entidade.

Desde 2009, era secretário-geral da Uefa. Entrou para competir a presidência da Fifa após o afastamento do presidente da Uefa, Michel Platini, da entidade mundial por envolvimento com problemas que a entidade enfrentava.

Publicidade

Infantino foi eleito com 115 votos, contra 88 de Salman Ibrahim Al-Khalifa, xeque do Bahrein, que era outro favorito. Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia, com quatro votos, ficou em terceiro, seguido por Jérôme Champagne, francês que nesse segundo turno não teve votos.

A CBF, por meio do presidente Coronel Nunes, votou duas vezes no suíço, eleito no segundo turno.

“Queridos amigos, não posso expressar meus sentimentos. Vamos recuperar a imagem e o respeito da Fifa. Temos de estar orgulhosos da Fifa, todos têm de estar, orgulhosos pelo que faremos juntos. Quero agradecer a todas as confederações, todos os candidatos. É uma competição que é um grande sinal de democracia, quero ser o presidente de todos vocês, de todas as 209 federações nacionais. Viajo pelo mundo e continuarei fazendo isso. Quero trabalhar com todos vocês juntos para reerguer a Fifa em uma nova era, onde o futebol estará no centro do palco. É o momento de deixar para trás momentos tristes e de crise, de aplicar as reformas e para isso devemos implementar uma boa governança, transparência, respeito. Vamos recuperar esse respeito com muito trabalho e confirmar que podemos mais uma vez focar nesse jogo maravilhoso que é o futebol”, disse Infantino em seu discurso da vitória.

Continua após a publicidade

Publicidade