O Flamengo terminou a temporada de 2024 consolidando sua posição entre os clubes mais ricos do mundo. A hegemonia financeira no Brasil e na América do Sul não é novidade. O que um levantamento inédito revelou é que o poderio econômico dos rubro-negros cruzou as fronteiras continentais e já o coloca no mesmo patamar dos 50 clubes mais ricos do futebol europeu.

Para chegar ao resultado, o levantamento apurou todas as folhas salariais anuais de 234 times, integrantes da primeira divisão em 12 países diferentes: Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Portugal e Turquia.

Os números foram coletados no site especializado Capology e publicados pelo site Bolavip Brasil.

Flamengo entre os 50 mais ricos do futebol europeu

Com uma folha salarial anual de aproximadamente 51,5 milhões de euros, o Flamengo apareceu no ranking com a 45ª maior folha salarial, entre os 234 times.

Para se ter uma ideia, o Flamengo já tem uma folha salarial maior do que a de todos os clubes da elite de Portugal, Holanda e Bélgica. Na Turquia, perde apenas para Galatasaray, Fenerbahce e Besiktas.

Se jogasse na França, teria a quinta maior folha salarial. Se fosse integrante da Bundesliga, seria o sétimo clube com maiores salários. Na Itália, seria o nono. Na Espanha, seria o sexto time com maior investimento em salário.

Apenas na Inglaterra que o Flamengo teria gastos de time de menor investimento. Somente Brentford e Ipswich Town teriam folhas salariais menores.

Tradicionais times europeus que possuem folha salarial inferior à do Flamengo:

Flamengo – 51,5 milhões de euros

Benfica (POR) – 50,2 milhões de euros

Villarreal (ESP) – 43,7 milhões de euros

Lille (FRA) – 40,9 milhões de euros

Ajax (HOL) – 40,2 milhões de euros

Valencia (ESP) – 37,3 milhões de euros

Anderlecht (BEL) – 34,3 milhões de euros

Porto (POR) – 31,1 milhões de euros

PSV (HOL) – 30,7 milhões de euros

Sporting (POR) – 30,1 milhões de euros

O mais rico das Américas

O levantamento reforçou a hegemonia econômica do Flamengo nas Américas. Quando comparado aos times mais ricos da América do Norte, o Flamengo segue sendo o clube com maiores gastos com salário. O Monterrey é o time mexicano com maior folha salarial, cerca de 31,7 milhões de euros anuais. Já o time dos Estados Unidos que mais investe em salários é o Inter Miami, de Messi e Suárez, com folha anual de 28 milhões de euros, aproximadamente.

Luís Suárez joga no time de Messi - Fayez Nureldine/AFP