Um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Observatório Internacional de Futebol CIES apontou que o Arsenal, da Inglaterra, é o clube com melhor gestão sustentável de plantel no mundo. O Palmeiras é o melhor colocado entre os brasileiros, na 97ª colocação no geral.

O “índice de continuidade” do CIES analisou quase 800 clubes de 59 ligas e levou em conta os seguintes critérios: estabilidade do elenco, estrutura etária e a política contratual (confira no fim do texto os critérios detalhados). 

“Isto nos permite revelar as equipes mais estáveis ​​e mais bem preparadas para manter um bom nível de estabilidade nas próximas temporadas”, informou a organização de pesquisa sediada na Suíça.

O Arsenal lidera, seguido por outro time inglês classificado para a Liga dos Campeões, o Aston Villa. O Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, está em terceiro, seguido por dois membros do City Football Group, o Manchester City e o New York City FC.

Nas dez primeiras posições estão outros clubes modestos “com uma excelente política de gestão de elenco,” como o Brentford, da Inglaterra, o Union St-Gilloise, da Bélgica, o Rukh Lviv, da Ucrânia, e a Real Sociedad, da Espanha.

Vice-campeão inglês, o Arsenal lidera com índice 95,2 por ter muitos atletas há anos no clube, poucos jogadores acima de 31 anos e vários com contratos longos.

Clubes com maior gestão sustentável do mundo - CIES/Reprodução

Clubes com maior gestão sustentável do mundo – CIES/Reprodução

Palmeiras lidera no Brasil

Palmeiras, Flamengo e Red Bull Bragantino são os clubes com gestão mais sustentável do Brasileirão. Além de ter mantido boa parte de seu elenco vencedor (Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Zé Rafael, entre outros), o Verdão também revelou uma série de jovens como Endrick, Estevão, e Luís Guilherme, o que lhe concede um bom índice de sustentabilidade de elenco.