Em que estágio estava Neymar na idade de Endrick
Aos 17 anos e 7 meses, prodígio santista não tinha títulos, nunca havia sido convocado para a seleção adulta e nem era titular absoluto do Peixe
Em paralelo à consolidação de Endrick como titular do Palmeiras e sua afirmação como um dos craques do país, comparações começam a surgir. Recentemente, o debate mais em alta é entre o prodígio alviverde de 17 anos e 7 meses e Neymar, que também começou a brilhar pelo Santos antes de completar a maioridade.
Atualmente no Al-Hilal aos 32 anos, o Menino da Vila surgiu como uma promessa global. Maior expoente da geração 1992, passou a dar seus primeiros saltos com a camisa santista no Paulistão de 2009 e viveu uma primeira temporada de instabilidade.
Apesar de tratado como uma joia, Neymar ainda não era unanimidade em 2009. Naquele ano, Vanderlei Luxemburgo, à frente da equipe na época, chegou a chamar o então garoto de “filé de borboleta”, ao considerar que o físico franzino o impedia de atuar no mais alto nível.
“É preciso ter calma para preparar o Neymar. Ele é um filé de borboleta. É muito fininho e ainda não aguenta o choque. Todo mundo falou bem do Neymar nesse ano. Só que depois vieram aqueles comentários “será que ele é bom mesmo?”. Uma coisa é um time que não tem condições e lança um jogador precoce. Outra é você lançar um jogador talentoso para ele ser diferente”, avaliou Luxa, na época.
Essa ponderação dos treinadores é uma das semelhanças entre as joias. Profissionalizado mais cedo, com 16 anos, Endrick também já foi assunto de falas de Abel Ferreira, que pediam calma na utilização. Muitas vezes, o português chegou a ser criticado por supostamente frear o desenvolvimento do atacante.
Para acrescentar ao debate, PLACAR levantou os números de Neymar até a atual idade de Endrick (exatos 17 anos e sete meses). Confira a comparação:
Até 5 de setembro de 2009, Neymar não era titular absoluto do Santos e dividia posição com nomes como Madson e Maurício Molina. Havia sido utilizado 37 vezes, sendo 18 como titular.
Inicialmente, Endrick também amargou a reserva alviverde, sendo preterido muitas vezes na disputa com Rony. Profissional desde o fim de 2022, contudo, já fez 62 partidas pelo time principal (36 como titular).
Em termos de minutos por média as joias têm números parecidos. Neymar tinha 50,4 minutos por jogo, contra 51,3 minutos por jogo de Endrick. Porém, em números totais, a joia santista teve 1865 minutos, contra 3184 minutos do palmeirense, por ter estreado como profissional mais cedo.
No período recortado, Neymar participou de 15 gols com a camisa do Peixe. Em seus 37 jogos, balançou a rede oito vezes e deu sete assistências, o que resulta em uma participação direta a cada 124,3 minutos em campo e um tento a cada 233,1.
Em 62 partidas, Endrick marcou 18 gols e ainda não deu nenhuma assistência. Atacante de mais caráter finalizador do que Neymar, que muitas vezes caía pelas pontas e se destaca por seus dribles, tem média de um tento a cada 176,8 minutos dentro de campo.
Ao contrário de Endrick, Neymar nunca havia sido convocado para a seleção brasileira profissional até os 17 anos. No entanto, o período era distinto e o Menino da Vila precisava disputar vaga em ano anterior a uma Copa do Mundo. Em 2010, já bem mais consolidado, acabou preterido na lista de Dunga para o Mundial da África do Sul.
O único quesito de grande desequilíbrio entre Endrick e Neymar é o de títulos conquistados. Ainda que muito jovem, o camisa 9 do Verdão já levantou dois Campeonatos Brasileiros (sendo muito decisivo no de 2023), uma Supercopa do Brasil e um Campeonato Paulista. Pelo Peixe, o primeiro troféu de Ney foi o Paulista de 2010, já aos 18 anos.
O ano de 2010 marcou a mudança de patamar na carreira de Neymar. Herói das conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil daquele ano, foi chamado por Mano Menezes já na primeira convocação pós-Copa e marcou em sua estreia, diante do Estados Unidos. Aos 18 anos, assumiu a condição de craque da seleção, o que jamais perdeu enquanto esteve saudável.
Aos 17 anos e 7 meses… Endrick ou Neymar?
Neymar
- 37 jogos (titular em 18)
- 1865 minutos
- 50,4 minutos por jogo
- 8 gols
- 7 assistências
- participou de um gol a cada 124,3 minutos
- marcou um gol a cada 233,1 minutos
- Nenhum título
- Nenhuma convocação pela seleção adulta
Endrick
- 62 jogos (titular em 36)
- 3184 minutos
- 51,3 min por jogo
- 18 gols
- marcou um gol a cada 176,8 minutos
- Quatro títulos
- Dois jogos pela seleção adulta, sem gols marcados
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.