Publicidade
Publicidade

Dirigentes da Uefa planejam protesto contra Blatter no Brasil

Manifestação deve acontecer no Congresso da Fifa, em São Paulo, dois dias antes da abertura da Copa

Dirigentes da federação europeia de futebol (Uefa) planejam um protesto em pleno Congresso da Fifa, que ocorre em São Paulo em 10 de junho, segundo informação do jornal O Estado de S.Paulo desta quarta-feira. Liderada por Michel Platini, a entidade europeia protestará contra a decisão de Joseph Blatter de tentar a reeleição como presidente da Fifa, a partir de 2015.

Publicidade

Leia também:

Blatter, já garantido no poder, agora enfrenta a etapa mais difícil

Blatter admite: Copa no verão do Catar foi ‘um erro’

Fifa manterá Catar-2022 – o pior erro na história das Copas

Fifa teme que erros do Brasil prejudiquem próximas Copas

No cargo desde 1998, Blatter já manifestou o interesse em renovar seu mandato pela quinta vez. O dirigente suíço irá consultar as 209 federações internacionais durante o evento em São Paulo, antes de confirmar sua candidatura. De acordo com o jornal, no entanto, o francês Michel Platini, presidente da Uefa, pode atrapalhar os planos de Blatter. Segundo a reportagem do Estado de S. Paulo, fontes confirmaram que os principais dirigentes da Uefa se recusarão a aplaudir ou se levantar durante o pronunciamento de Blatter.

Continua após a publicidade

O silêncio seria a forma de deixar claro que Blatter não é um nome de consenso. Platini até agora não disse se será candidato. Segundo fontes na Uefa, o francês estaria fazendo os cálculos sobre o número de votos que teria. Por enquanto, o único opositor oficial de Blatter é o também francês Jerome Champagne. Apoiado por Pelé, ele também é o único que tem um projeto concreto para a reforma da Fifa e para o futuro do futebol mundial.

Publicidade

Nesta semana, Michel Platini foi envolvido nas investigações da Fifa sobre irregularidades na Copa do Mundo do Catar, em 2022. O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também está sob suspeita.

Leia também:

Catar nega caso de corrupção envolvendo Copa de 2022

FBI investiga suspeita de suborno na escolha do Catar-2022

Blatter agora quer melhores condições de trabalho no Catar

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade