Publicidade
Publicidade

Corinthians, Fluminense e Eurico: a relação de Silvio Santos com o futebol

Ícone da televisão brasileira morreu neste sábado, 17, aos 93 anos de idade; ele torcia para o Fluminense, patrocinou o Corinthians e era sogro de Alexandre Pato

O ícone da televisão brasileira Silvio Santos morreu neste sábado, 17, aos 93 anos de idade. Após sofrer com um quadro de H1N1, o apresentador estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ao longo da carreira, Silvio Santos patrocinou equipes de futebol e criou relações com Corinthians, Fluminense e até o Vasco de Eurico Miranda.

Publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Para quem Silvio Santos torcia?

Nascido no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930, Silvio Santos escondeu seu time do coração durante boa parte da carreira. Somente em 2019, quando recebeu Neymar em seu programa, o dono do SBR revelou ser torcedor do Fluminense.

Publicidade

“Você não jogou com o Tim e com o Hércules, né? Eles jogavam no Fluminense, para quem eu torcia quando eu acompanhava futebol”, disse Silvio, em conversa com Neymar. Responsável pela popularização de muitas marchinhas de carnaval, a torcida tricolor adotou a canção “Sorria, é tempo de sorrir” nas arquibancadas do Maracanã.

Ao longo de décadas na TV, Silvio Santos levou a transmissão de diversos campeonatos para o SBT, criou programas temáticos como o “Gol Show” e também foi um grande concorrentes do futebol na Globo. Uma reportagem de PLACAR de 21 de outubro de 1988 mostrou como ele e a apresentadora Angélica, então na Manchete, incomodavam a audiência da Copa União.

Matéria sobre Silvio Santos de outubro de 1988
Matéria sobre Silvio Santos de outubro de 1988

Vingança de Eurico levou SBT à camisa do Vasco

No entanto, Silvio Santos fez história ao “patrocinar” involuntariamente outra equipe carioca, o Vasco da Gama. O logo do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi estampada na camisa do Gigante da Colina em 2000 por ordem do então presidente Eurico Miranda como uma forma de provocar a concorrente Globo, que transmitiria a final contra o São Caetano – e havia feito reportagens que desagradaram o folclórico cartola.

Publicidade

Em entrevista à PLACAR em março de 2001, Juninho Pernambucano revelou que os jogadores do Vasco foram surpreendidos ao ver o logo do SBT na camisa e chegaram a imitar Silvio Santos no vestiário.

Juninho Pernambucano cita Silvio Santos em entrevista em 2001/PLACAR
Juninho Pernambucano cita Silvio Santos em entrevista em 2001/PLACAR

No documentário “A Mão do Eurico”, da Globoplay, executivos do SBT confirmaram que Silvio Santos não sabia que o Vasco estamparia o logo do SBT na final da Copa João Havelange, mas gostou da atitude e recebeu uma camisa de Romário de presente.

Em 2000, Vasco jogou com o logo do SBT de Silvio Santos - Acervo/PLACAR
Em 2000, Vasco jogou com o logo do SBT de Silvio Santos – Acervo/PLACAR

Silvio Santos e a relação com o Corinthians

Silvio Santos ficou muito ligado ao Corinthians ao longo da carreira e criou simpatia pela equipe paulista. O ícone da televisão brasileira foi responsável pelo sucesso de diferentes marchinhas de carnaval ao longos dos anos 70 a 90. Entre elas estava a canção “Coração Corintiano”, de 1968, composta por Manoel Ferreira, Ruth Amaral e Gentil Junior, mas que estourou na voz do apresentador.

Silvio Santos também comandava o famoso título de capitalização Tele Sena. A empresa patrocinou o Corinthians em 2009, quando o Timão foi campeão paulista e da Copa do Brasil com Ronaldo Fenômeno na equipe. Recentemente a Tele Sena voltou a patrocinar a equipe ao longo da última temporada.

Silvio Santos também era sogro do atacante Alexandre Pato, casado desde 2019 com Rebeca Abravanel, umas das seis filhas do apresentador, que foi visto em algumas partidas do Orlando City, dos EUA, durante a passagem do genro pelo clube.

Silvio Santos com o genro Alexandre Pato - Reprodução/Instagram
Silvio Santos com o genro Alexandre Pato – Reprodução/Instagram
Publicidade