Publicidade
Publicidade

Copa Intercontinental: a nova competição de clubes que vai substituir o Mundial

Fifa anuncia torneio anual que terá início em 2024 e contará com os seis campeões continentais; competição se assemelha ao atual Mundial, que mudará de formato; entenda

A Fifa anunciou oficialmente neste domingo, 17, a criação de uma nova competição. Próxima ao que é o atual Mundial de Clubes, que vive sua última edição no formato com sete equipes, a Copa Intercontinental acontecerá anualmente a partir de 2024 e contará com os campeões da Champions, Libertadores, Concacaf, África, Ásia e Oceania.

Publicidade

O Mundial de Clubes como conhecemos vive seus últimos dias. Isso porque a atual edição será a última com sete equipes e, a partir de 2025, o torneio passará a ser disputado com 32 equipes a cada quatro anos.

Para substituir o atual formato do Mundial, a Fifa, entidade máxima do futebol, divulgou a criação da Copa Intercontinental. A nova competição terá início já na próxima temporada, em 2024, e será disputado anualmente. Os campeões da Champions, Libertadores, Concacaf, África, Ásia e Oceania disputam o título em formato com três fases.

Publicidade

Na primeira fase da competição, com dois chaveamentos, o campeão da Libertadores enfrenta o campeão da Concacaf, enquanto o time africano, asiático e da Oceania duelam do outro lado. O vencedor de cada chave se enfrenta na fase seguinte. Quem avançar, faz a final do torneio contra o campeão europeu.

O local da primeira edição ainda está a definir, mas a Fifa confirmou a final do torneio para o dia 18 de dezembro de 2024.

Entenda o chaveamento da Copa Intercontinental:

FASE 1:
– campeão da Ásia x campeão da Oceania ou da África (jogo 1)
– vencedor do jogo 1 x campeão da Oceania ou da África (jogo 2)
– campeão da Libertadores x campeão da Concacaf (jogo 3)

Publicidade

FASE 2
– vencedor do jogo 2 x vencedor do jogo 3 (jogo 4)

FASE 3
– vencedor do jogo 4 x campeão da Champions

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade