Publicidade
Publicidade

Com Lyon em crise, Textor breca busca por técnico no Botafogo

Glorioso ainda precisa resolver problemas com as sucessivas baixas no elenco

Apesar da temporada espetacular no ano passado, o Botafogo enfrenta desafios significativos para 2025. O Glorioso sofre com a busca por um técnico desde que Artur Jorge deixou o clube. John Textor, no entanto, se vê envolvido com a crise que vive o Lyon, também com SAF de sua propriedade.

Publicidade

Sem um planejamento definido, Textor chegou inclusive a pedir ajuda ao ex-presidente do clube, Durcésio Mello. Em entrevista ao GE, Durcésio revelou que recebeu uma ligação solicitando a indicação de treinador. O ex-presidente, contudo, recusou o pedido, citando experiências anteriores que o deixaram reticente.

“John, mesmo que eu tivesse [uma sugestão], eu não daria, porque não vou me meter nisso. Já sofri muito meme por falar que não conhecia o Tiquinho Soares, então agora eu prefiro não opinar. Eu até dava palpites de vez em quando, mas decidi não fazer isso mais. Em 2025, ainda não dei nenhum palpite e nem pretendo dar”, comentou Durcésio.

Publicidade

Além dos desafios no campeão do Brasileirão e da Libertadores em 2024, Textor também enfrenta dificuldades com seus outros clubes. O Lyon, por exemplo, foi eliminado de forma inesperada da Copa da França na última quarta-feira. Após empatar por 2 a 2 no tempo regulamentar, a equipe perdeu nos pênaltis para o Bourgoin-Jallieu, da quinta divisão francesa.

Outro ponto que complica a situação do Lyon é a proibição de contratar jogadores imposta pela Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP). A punição, aplicada devido à grave situação financeira do clube, também inclui uma ameaça de rebaixamento caso as contas não sejam ajustadas até o final da temporada.

Mesmo em meio a esse cenário caótico, o argentino Thiago Almada, destaque do Botafogo em 2024, foi emprestado gratuitamente ao Lyon até o meio do ano. Almada conseguiu se transferir porque já havia assinado um pré-contrato antes da punição.

Publicidade

A situação é diferente para Luiz Henrique, que vai precisar abrir seu leque de opções. Inicialmente cogitado para o Lyon, deve seguir para um clube da Premier League ou a Fiorentina, que já apresentou uma proposta concreta.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade