Publicidade
Publicidade

Centenária campeã, a Esportiva Sanjoanense

Futebol em São João da Boa Vista já revelou muitos jogadores para o cenário nacional

Dona de uma rica história no futebol do interior do estado de São Paulo, a Sociedade Esportiva Sanjoanense comemorou 100 anos de vida no dia 10 de julho e, para agigantar ainda mais as festas, conquistou o título do Troféu Venício Nogueira, tradicional campeonato amador da região de São João da Boa Vista. 

Publicidade

A Esportiva, como é conhecida, tem atuado em mais de 20 esportes, como atletismo, judô, tênis, natação, basquete, rugby e, claro, o futebol. O ‘Tigre da Mogiana’ disputou o Campeonato Paulista em 14 oportunidades entre 1947 e 1988, ano em que encerrou as atividades profissionais. Desde então, dedica-se ao futebol amador, em que conquistou títulos, mas já estava havia oito anos sem levantar uma taça. 

Para chegar ao título, o time entrou em campo 12 vezes, com sete vitórias, um empate e quatro derrotas. Foram 27 gols marcados e 15 sofridos. As finais foram contra o Pratinha, vitória no primeiro jogo por 2 a 1 e derrota pelo mesmo placar no segundo, em um jogo controverso que contou com gol da Esportiva anulado e o gol da vitória do Pratinha, acontecendo já depois dos 50 minutos do segundo tempo. A decisão foi para a cobrança de pênaltis, com vitória rubro-negra por 5 a 4. 

Publicidade

O treinador Carmo Evangelista, 60 anos, sendo 40 dentro da Esportiva, revela que motivar os atletas foi fundamental durante o campeonato. “Falava para eles (atletas) que em dez, 15 anos, eles poderiam trazer seus filhos e netos e mostrar sua foto no pôster na parede.” Para ele, uma das principais funções do clube é revelar novos talentos. 

Bellini e Mauro Ramos, os capitães da Seleção Brasileira em 58 e 62, iniciaram sua carreira profissional no clube. Além deles, o clube já foi berço de importantes jogadores do cenário nacional, como Paulinho McLaren, atacante ex-Santos, Alessandro, atacante ex-América Mineiro, Cruzeiro e Atlético, e, mais recentemente, Nenê Bonilha, volante ex-Corinthians e que está em Portugal.

Quanto à Esportiva, Carmo arremata: “Eu falo uma coisa para quem veste nossa camisa: você tem que amar a Esportiva, não pode só gostar”.

Publicidade

O capitão campeão mundial Bellini foi revelado pela Esportiva – Acervo PLACAR

Continua após a publicidade

Publicidade