Brasil marca no fim, vence Peru e espanta zebra na estreia
Seleção venceu adversário por 2 a 1, com gols de Neymar e Douglas Costa

















O Brasil esteve perto de repetir Argentina e Colômbia, outros favoritos ao título da Copa América que tropeçaram na estreia, mas venceu o Peru neste domingo por 2 a 1, graças a gol de Douglas Costa nos acréscimos. O jogo aconteceu em Temuco, no Chile, no encerramento da primeira rodada do torneio. O placar da partida foi aberto pelo meia do Peru Cristian Cueva, logo aos 2 minutos do primeiro tempo, após falha de David Luiz e Jefferson. Neymar empatou dois minutos mais tarde, em seu 44º gol com a camisa da seleção.
Leia também:
Copa América: Colômbia decepciona e perde para a Venezuela
Chile vence Equador na abertura da Copa América
O camisa 10 e capitão da equipe de Dunga teve chance de ampliar ainda mais sua marca em dois lances no segundo tempo, primeiro ao acertar o travessão e depois em chute para fora aos 44 minutos do segundo tempo. Foi do craque, no entanto, o passe para o meia-atacante do Shakhtar Donetsk balançar as redes, nos instantes finais do confronto.
O resultado fez o Brasil alcançar os mesmos três pontos da Venezuela, obtidos também neste domingo sobre a Colômbia por 1 a 0, em confronto realizado na cidade de Rancagua. A surpresa foi precedida pela zebra causada pelo Paraguai, que neste sábado reagiu após levar dois gols no primeiro tempo e garantiu empate com a Argentina em 2 a 2.
A seleção brasileira voltará a campo na quarta-feira, às 21 horas (horário de Brasília), na abertura da segunda rodada da chave, contra a Colômbia, no Estádio Monumental de Santiago. Os peruanos pegarão a Venezuela, na quinta-feira.
O jogo – A principal novidadade apresentada por Dunga para o jogo foi a presença de Daniel Alves na lateral-direita. Diego Tardelli, por sua vez, levou a melhor na disputa com Roberto Firmino pelo posto no comando de ataque. Na seleção peruana, Ricardo Gareca inovou com a presença de Juan Manuel Vargas na lateral-esquerda. Jefferson Farfán, que passou mal por causa de reação alérgica a um medicamento, acabou sendo confirmado na equipe titular na última hora.
Nos primeiros instantes do jogo, a seleção brasileira tentou se impôr, com muito toque de bola e busca constante por Neymar. Aos 2 minutos, no entanto, David Luiz deu bobeira diante de Guerrero e recuou mal para Jefferson, que acabou entregando a bola no pé de Cueva. O meia bateu cruzado e abriu o placar da partida. A reação da seleção foi quase imediata: Daniel Alves recebeu livre e cruzou para Neymar, que estava sozinho na área. O camisa 10 testou, balançou as redes e igualou o confronto.
No decorrer do primeiro tempo, as duas seleções passaram a fazer um jogo mais truncado, com menos chances de gol. Nos minutos finais, Neymar recebeu inusitado cartão amarelo, ao retirar excesso de espuma utilizada pelo árbitro mexicano Roberto García, antes de cobrança de falta. No intervalo, o brasileiro até tentou se justificar com o dono do apito, que ignorou a argumentação.
No segundo tempo, o jogo perdeu intensidade, mas o Brasil continuou a perder gols. Neymar acertou o travessão de fora da área e David Luiz cobrou falta por cima do gol antes dos 15 minutos iniciais. A seleção peruana perdeu força ofensiva e os brasileiros abusavam dos erros no ataque. Willian aproveitou cruzamento, bateu de primeira e o zagueiro Zambrano cortou. Na sequência, Neymar puxou contra-ataque tocou para Douglas Costa, que havia entrado na vaga de Tardelli, e tocou sobre o goleiro, mas para fora.
A dificuldade em conseguir o gol da vitória começou a desconcentrar a seleção brasileira. Firmino, que substituiu Fred, arriscou um chute sem sentido da intermediária. Neymar começou a fazer firula na frente do adversário e perdeu a oportunidade de bater para o gol. Pouco depois, o camisa 10 recebeu de Daniel Alves e, de frente para o goleiro, chutou para fora.
O gol da vitória só foi sair aos 47 minutos do segundo tempo. Neymar arrancou pela esquerda e encontrou Douglas Costa livre, dentro da grande área no lado oposto. O atacante dominou e bateu no canto esquerdo do goleiro para garantir a vitória.
(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)