A seleção brasileira se despediu do Mundial sub-17 com nova derrota nos pênaltis. Nesta quinta-feira, 27, o Brasil enfrentou a Itália na disputa pelo 3º lugar e amargou um empate por 0 a 0. Na bola parada, os italianos venceram por 4 a 2, com destaque para o goleiro Longoni. Assim, a seleção brasileira terminou a competição em 4º colocado.

A grande final do Mundial sub-17 acontece mais tarde, nesta quinta, às 13h (de Brasília), entre Portugal e Áustria. As duas seleções tentam um título inédito na categoria.

Após um começo complicado, até que a seleção brasileira conseguiu um saldo positivo no primeiro tempo contra a Itália. A equipe europeia ameaçou em primeiro ataque do jogo, e o Brasil respondeu na sequência. No entanto, logo aos 12 minutos, Vitor Fernandes recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo.

Com um jogador a menos, a seleção brasileira se organizou defensivamente e precisou segurar o empate sem gols. A partir de então, foi basicamente ataque contra a defesa. A igualdade no placar foi mérito também do goleiro João Pedro, que brilhou entre as traves.

No segundo tempo, o cenário foi parecido, mas o Brasil conseguiu ao menos deixar a Itália tensa na partida. Isso porque aos 16 minutos, em cobrança de escanteio, Dell desviou e Felipe Morais completou para o gol. O tento acabou anulado por impedimento, mas esfriou os italianos.

O empate persistiu até o apito final e a seleção brasileira foi para uma nova disputa por pênaltis.

Na bola parada, Brasil e Itália converteram as duas primeiras cobranças, mas desperdiçaram a seguinte com Luongo e Luiz Pacheco. Nos pênaltis seguintes, Mambuku converteu para os italianos e Luiz Eduardo parou no goleiro Longoni, que acabou decidindo o jogo.