The Best: os números dos finalistas Messi, Haaland e Mbappé
Período considerado pela Fifa não inclui desempenho na Copa do Mundo; veja as estatísticas do argentino, do francês e do norueguês, candidatos a levar o prêmio
Lionel Messi, Erling Haaland e Kylian Mbappé são os três finalistas ao prêmio Fifa The Best, oferecido anualmente ao melhor jogador do mundo. Atual detentor do prêmio, Messi pode levar para casa mais uma conquista individual, mas sua presença no top 3 vem sendo motivo de contestações, sobretudo porque a edição de 2023 não leva em conta o desempenho do argentino na Copa do Mundo de 2022, na qual brilhou e conduziu sua seleção ao tricampeonato. O vencedor será revelado em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 15 de janeiro, às 16h30 (em Brasília), com transmissão da CazéTV no YouTube e da SporTV na TV fechada.
O período de análise de rendimento foi do dia 19 de dezembro de 2022 (um dia após a final do Mundial) ao dia 20 de agosto de 2023. Assim, as atuações de Messi englobaram o fim de seu período no Paris Saint-Germain, o início pelo Inter Miami e amistosos pela Argentina. Neste recorte de tempo, Messi fez 32 partidas (sete pelo Inter Miami, três pela Argentina e 22 pelo PSG), marcou 24 gols e deu oito assistências. O camisa 10 conquistou o Campeonato Francês pelo time parisiense e a Leagues Cup pela equipe da Flórida.
Dos tentos marcados por Lionel, nove foram com a camisa do Paris, dez pelo Inter Miami e cinco representando a Argentina. Entre as assistências, seis saíram quando defendia o time europeu, além de uma com a seleção e uma nos Estados Unidos.
Os números de Messi no “período The Best”
- 32 jogos
- 24 gols
- 8 assistências
- 2 títulos
Os concorrentes
Concorrentes ao prêmio, Erling Haaland e Kylian Mbappé fazem parte da “nova geração”, que tende a ocupar o lugar que foi de Messi e Cristiano Ronaldo nos próximos anos. O norueguês do Manchester City estreia como indicado e o francês do Paris Saint-Germain está entre os três pelo segundo ano consecutivo.
Haaland se destaca pelos gols e títulos conquistados com o Manchester City. No recorte do The Best, foram 41 jogos (39 pelo Manchester City e dois pela Noruega), com 33 gols marcados (30 pelo Manchester City e três pela Noruega) e sete assistências (seis pelo Manchester City e uma pelo Noruega). O norueguês também levantou os títulos da Champions League, FA Cup, Premier League e Supercopa da Europa.
Os números de Haaland no “período The Best”
- 41 jogos
- 33 gols
- 7 assistências
- 4 títulos
Mbappé, parceiro de Messi na reta final, fez menos jogos do que os concorrentes, mas tem uma média de gols superior. São 28 jogos (24 pelo PSG e quatro pela França), 27 gols (23 pelo PSG e quatro pela França) e 5 assistências (quatro pelo PSG e uma pela França). Por outro lado, o francês conquistou apenas a liga nacional com o PSG.
Os números de Mbappé no “período The Best”
- 28 jogos
- 27 gols
- 5 assistências
- 1 título
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.