Em noite iluminada de Raphinha, o Barcelona venceu o Atlético de Madrid de virada por 3 a 1 na última terça-feira, 2, no Camp Nou, e se manteve na liderança de La Liga. O brasileiro foi um dos destaques da partida, marcou um belo gol e recebeu elogios de Diego Simeone, treinador do time adversário.

“Raphinha joga de tudo. Marca gols, pressiona… não sei como Raphinha não ganhou a Bola de Ouro”, afirmou o técnico argentino, em entrevista à Movistar.

Em setembro, a France Football realizou a cerimônia de premiação da Bola de Ouro e Raphinha era um dos favoritos para vencer o prêmio. Na lista divulgada, no entanto, o brasileiro ficou em quinto lugar, atrás de Ousmane Dembélé, do PSG, Lamine Yamal, do Barcelona, Vitinha, do PSG, e Mohamed Salah, do Liverpool.

Na última temporada, Raphinha foi um dos grandes destaques do Barcelona. Atuando pela ponta-esquerda, o brasileiro teve 60 participações em gols em 57 partidas, com 34 gols e 26 assistências. Na Liga dos Campeões, o ponta anotou 13 tentos em 14 jogos e foi o artilheiro da competição ao lado de Serhou Guirassy, do Borussia Dortmund.

Raphinha ainda pode ser premiado pela última temporada no The Best FIFA Football Awards. As votações são divididas em duas fases: a primeira foi uma votação popular para definir três finalistas de 11 indicados na categoria de “melhor jogador” e aconteceu até o dia 28 de novembro.

A segunda ocorre após a indicação dos três finalistas, com técnicos e capitães das 211 associações que compõem a Fifa, além de jornalistas previamente selecionados desses países. Esta fase também conta com uma votação popular e a média da pontuação entre as eleições definirá o ganhador da categoria.

Além da categoria de melhor jogador, o The Best também tem outros prêmios, como: melhor jogadora; melhor técnico e técnica; melhor goleiro e goleira; entre outros. A cerimônia ainda não tem data confirmada.