Publicidade
Publicidade

Seleção inglesa mira contratação de Guardiola para depois da Euro 2024

Treinador espanhol do Manchester City é o principal cotado para substituir Southgate ao final desta temporada europeia

Um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol, Pep Guardiola pode fazer sua última temporada pelo Manchester City. Segundo o jornal Daily Mail, o treinador é cotado para substituir Gareth Southgate na seleção inglesa a partir do ano que vem.

Publicidade

Guardiola chegaria para assumir a Inglaterra apenas após a Eurocopa de 2024, data que marca o fim de contrato de Southgate. O treinador espanhol de 52 anos tem contrato com o Manchester City até 2025, o que obrigaria as partes a chegar a um acordo de rescisão.

Southgate é treinador da Inglaterra desde 2016 e acumula bons números no cargo, além de um 4º lugar na Copa do Mundo de 2018. Durante esse tempo, o treinador inglês soma 85 jogos com 53 vitórias, 18 empates e 14 derrotas.

Publicidade
Gareth Southgate com a seleção inglesa na Eurocopa 2020 – Fifa/Reprodução

Guardiola, por sua vez, está à frente do Manchester City desde 2016 e tem 419 jogos no comando do clube, com 310 vitórias, 49 empates e apenas 60 derrotas. Em sete temporadas, conquistou uma Liga dos Campões, cinco Premier Leagues, duas Copas da Inglaterra, duas Supercopas da Inglaterra, quatro Copas da Liga e uma Supercopa Europeia.

Para a Federação Inglesa de Futebol, o técnico espanhol é o claro favorito para assumir o cargo, embora também monitore as situações de Graham Potter, do Chelsea, e Brendan Rogers, do Celtic.

Multicampeão com clubes, Guardiola nunca treinou uma seleção nacional, apesar de já ter externado desejo. Desde o ano passado, seu nome esteve ligado a rumores de um possível interesse da CBF para contrata-lo para comandar a seleção brasileira, após a saída de Tite. Os rumores nunca se consolidaram e a entidade optou por apostar em Carlo Ancelotti, do Real Madrid, que deve assumir o cargo também a partir de 2024.

Publicidade
Haaland e Guardiola, do Manchester City -
Haaland e Guardiola, do Manchester City –
Publicidade