Publicidade
Publicidade

Quem é Caicedo, joia equatoriana disputada por Chelsea e Liverpool

Volante do Brighton deve se tornar o jogador mais caro já comprado por um time inglês, com transferência superior a 120 milhões de euros

Pouco mais de dois anos depois de se transferir do Independiente del Valle para o Brighton por apenas 5 milhões de euros, o volante Moisés Caicedo deve ver seu preço multiplicado por mais de 20 vezes nesta janela europeia. A joia equatoriana é disputada por Chelsea e Liverpool no mercado, com os gigantes dispostos a pagar um valor superior a 120 milhões de euros para contar com os serviços do jovem de 21 anos – o recorde já pago por um clube inglês.

Publicidade

Natural de Santo Domingo, cidade do noroeste do Equador, a promessa equatoriana não demorou a ter sua vida ligada ao futebol. Após se destacar nas ruas da cidade em que nasceu, aos 13 anos, um de seus dez irmãos o levou para fazer testes no Del Valle, onde foi aprovado e iniciou a formação.

Meio-campista de muito vigor físico e qualidade técnica, passou a estampar manchetes equatorianas desde as categorias de base, elogiado pela eficiência em passes e posicionamento dentro de campo. Também não demorou a estrear profissionalmente.

Publicidade

Em setembro de 2019, quando ainda tinha 17 anos, jogou pelo time principal do Del Valle pela primeira vez. Depois disso, ainda chegou a disputar e vencer a Libertadores sub-20 de 2020. A campanha contou com um jogo contra o Flamengo nas semifinais, em que Caicedo balançou as redes e contribuiu para a eliminação do time brasileiro.

Já totalmente profissionalizado e se destacando pelo Independiente del Valle, a jovem promessa voltou a castigar o Flamengo. Em jogo válido pela fase de grupos da Libertadores de 2020, a equipe equatoriana goleou o Rubro-negro por 5 a 0. Na ocasião, Caicedo marcou um gol e deu uma assistência.

Moisés Caicedo, a joia equatoriana, promessa da Copa -
Caicedo fez um gol na Copa do Mundo, mas o Equador não passou da primeira fase –

O meio-campista brilhou no Equador e passou a receber chances na seleção principal. Pouco tempo depois, no início de 2021, o Brighton pagou 5 milhões de euros e contratou a joia. O garoto foi inicialmente emprestado para o Beerschot, da Bélgica, sem ao menos jogar com o time principal, mas retornou à equipe britânica no começo de 2022 e logo se firmou.

Publicidade

Nas duas últimas temporadas, Caicedo se tornou peça fundamental do Brighton e da seleção equatoriana. Seu estilo de muita combatividade no meio-campo, aliado à qualidade no controle e no passe para iniciar as jogadas sob pressão, chamou atenção dos maiores times da Europa. Ele também disputou a Copa do Mundo de 2022 e fez um gol na partida contra Senegal, mas não impediu a eliminação do Equador na primeira fase.

Agora, o futuro de Caicedo está dividido. O jogador já tem um acordo em termos pessoais para defender o Chelsea, mas o Brighton prefere vendê-lo para o Liverpool, que fez a melhor proposta financeira, segundo a imprensa britânica. De qualquer forma, o equatoriano deve superar os mais de 115 milhões de euros pagos pelo Arsenal para contratar o também volante Declan Rice do West Ham, e quebrar o recorde de transferências de um time inglês.

Publicidade