Pau Cubarsí: quem é o prodígio do Barcelona que impressionou na Champions
Zagueiro de 17 anos tem apenas 12 jogos na equipe principal e foi eleito o melhor em campo durante vitória sobre o Napoli
Apesar do elenco badalado por altos investimentos, o principal destaque da classificação do Barcelona para as quartas de final da Champions League foi uma “solução caseira”. Utilizado para suprir desfalques, o zagueiro Pau Cubarsí, de apenas 17 anos, respondeu de forma surpreendente a responsabilidade de um jogo decisivo contra o Napoli e brilhou com a camisa blaugrana.
Segundo números do site de estatísticas Sofascore, o garoto somou cinco cortes, três desarmes, uma interceptação na partida. Escalado pelo lado esquerdo da defesa, venceu todos os seis duelos disputados com os adversários. Além disso, acertou 90% dos passes que tentou.
A partida foi apenas a 12ª do defensor com o time principal – e a primeira dele em uma competição europeia. Assim, aos 17 anos e 50 dias, tornou-se o mais jovem a estrear como titular na competição, superando David Alaba, que jogou com 17 anos e 258 dias.
👏 Sigue la lluvia de elogios a Cubarsí
💬 "Cuando Cubarsí tiene la pelota mis pulsaciones no suben, estoy tranquilo" pic.twitter.com/MoUt87iDlH
— Mundo Deportivo (@mundodeportivo) March 13, 2024
Seguro na partida, o prodígio recebeu elogios da imprensa espanhola, companheiros de equipe e até mesmo do treinador. Companheiro de zaga no jogo, Ronald Araújo exaltou o jovem: “ele tem um talento espetacular, é o futuro do clube e nos completamos muito bem. Esperamos que seja assim por muitos anos.”
Responsável pela oportunidade, Xavi também falou sobre o defensor em entrevista coletiva. “A saída da bola com ele é brutal. Tem tranquilidade para gerar jogadas de ataque, é um espetáculo. Quando ele está com a bola, minha frequência cardíaca não aumenta. É um menino muito racional, estamos diante de uma promessa maravilhosa para o Barcelona e para o futebol espanhol.”
Cubarsí ainda terminou a partida com o troféu de melhor em campo entregue pela Uefa.
Considerado uma grande joia de seu país, ele defendeu a seleção espanhola na Euro e no Mundial da categoria sub-17 em 2023. Agora em alta, deve estar com mais frequência em jogos de grande relevância do Barcelona.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.