Você provavelmente nunca ouviu falar do Mjallby AIF, um modesto time da Suécia que está prestes a fazer história. O time de futebol representa um vilarejo de pescadores com pouco mais de 1 mil moradores e saiu da 3ª divisão para ficar muito perto de se tornar campeão inédito nacional.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A situação do Mjallby na tabela do Suecão
O Mjallby é líder isolado na tabela do Campeonato Sueco. A modesta equipe tem uma campanha incrível de 18 vitórias, seis empates e apenas uma única derrota em 25 jogos disputados.
Com 60 pontos, o Mjallby lidera com 11 de vantagem em relação ao Hammarby, vice-líder. No entanto, restam apenas cinco jogos para o fim da competição e 15 pontos em disputa.
Assim sendo, o Mjallby pode ser campeão já na próxima rodada. Para isso acontecer, o Mjallby precisa ganhar do Elfsborg em casa e secar o Hammarby, que joga contra Gotemburgo fora. Mesmo que o grito não saia, ainda restará quatro rodadas para a confirmação do título.
Além do título, o Mjallby já confirmou sua classificação para uma competição europeia na próxima temporada. Será a primeira vez que o time sueco disputará uma competição internacional em 86 anos de história.
Mjallby: história e como chegou até aqui
Mjallby é uma vila de pescadores localizada ao sul da Suécia e ao leste de Malmö. A cidade conta com aproximadamente 1.200 moradores. Ainda assim, o time conseguiu destaque nacional, driblando dívidas e quebrando o estigma que havia de “equipe gangorra”, que vivia entre rebaixamentos e acessos.
“Não podemos gastar tanto como outras equipes, então precisamos ser melhores em coisas gratuitas. Podemos ter um espírito de equipe melhore que o Real Madrid, ou mesmo nos prepararmos para os jogos melhor que o Manchester United”, disse Magnus Emeus, presidente desde 2016.
A ascensão do Mjallby teve início em 2018, ao ser campeão da 3ª divisão sueca. O clube estava começando a se complicar no aspecto financeiro e precisou rever as estratégias. Inserido na regra 50+1 e sem poder receber investimento externo, o caminho foi outro. Assim sendo, passou a desenvolver atletas e focar nas vendas. O dinheiro começou a entrar e a restruturação teve início.







