Publicidade
Publicidade

Mbappé anuncia saída do Paris Saint-Germain ao fim da temporada

Atacante de 25 anos oficializou que não seguirá no clube francês após o término do contrato, em junho, e diz que irá jogar em 'nova liga'

O atacante Kylian Mbappé anunciou nesta sexta-feira, 10, que não seguirá no Paris Saint-Germain na próxima temporada. Pelas redes sociais, o jogador oficializou o fim de ciclo no PSG após sete anos. Aos 25, ele ainda não revelou o novo destino, mas deixou pistas dizendo que “precisava de um novo desafio, de uma nova liga”. A tendência é que vista a camisa do Real Madrid a partir de julho.

Publicidade

“Eu não pensei que isso seria tão difícil de anunciar, de sair do meu país, a França, a Ligue 1, um campeonato que eu sempre conheci, mas eu acho que eu precisava disso, um novo desafio, em uma nova liga”, disse o jogador.

A despedida do camisa 7 acontecerá neste domingo, 12, na partida diante do Toulouse, no Parque dos Príncipes, em confronto pela 32ª rodada da Ligue 1, a elite do futebol francês. O PSG já se sagrou campeão da competição.

Publicidade

Contratado junto ao Monaco, em 2017, Mbappé chegou ao clube da capital poucos dias após o acordo com Neymar, o maior investimento da história do futebol em negociação envolvendo 222 milhões de euros ao Barcelona (812 milhões de reais pela cotação da época).

Ele atuou emprestado na primeira temporada como manobra da diretoria do clube para driblar e não estourar o limite orçamentário imposto pelo Fair Play Financeiro da Uefa. A transação, contudo, envolveu 180 milhões de euros (674 milhões de reais).

Ele foi o último dos grandes investimentos a se despedir, após a saída em outras temporadas de estrelas como Neymar e Messi, além de Di Maria.

Publicidade
Neymar, Messi e Mbappé atuaram juntos por duas temporadas - AFP
Neymar, Messi e Mbappé atuaram juntos por duas temporadas – AFP

No clube, Mbappé protagonizou além de 255 gols em 306 jogos, a conquista de 14 títulos nacionais e longa novela envolvendo uma saída. Ele tinha o maior salário do país, com ganhos estimados a seis milhões de euros por mês (equivalente a 32 milhões de reais), segundo informações do jornal L’Equipe.

De acordo com o jornal espanhol Marca, Mbappé e Real Madrid já têm um acordo para a transferência do craque francês para a Espanha a partir de 1º de julho deste ano. A publicação afirmou na ocasião os merengues assinaram com o atacante ainda em janeiro um vínculo com cinco temporadas de duração.

Para concluir o acordo, Mbappé teve que ceder na questão dos direitos de imagem. O clube espanhol não queria que a remuneração do jogador explodisse o teto salarial e causasse possíveis queixas no vestiário.

Apesar disso, o atacante francês deve chegar como o jogador mais bem pago do elenco, mas com uma diferença não muito grandes em relação aos atletas que mais recebem, casos de Toni Kroos, Luka Modric e David Alaba.

Longa novela

Diferentes veículos da França publicaram que o atacante comunicou em abril à diretoria que deixará o clube ao fim do contrato em junho.

A emissora francesa RMC diz que o jogador cumpriu uma promessa de informar primeiramente o presidente do clube, o catari Nasser Al-Khelaifi. Outros veículos como o L’Equipe e o Le Parisien explicaram que o jogador ainda pediu ao dirigente para que não fizesse uma contraproposta. O provável destino dele é o Real Madrid.

Mbappé tem contrato com o PSG até 30 de junho de 2024 e poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir da virada do ano.

A novela envolvendo a saída tem desdobramentos desde 19 de junho de 2023, quando o atacante informou ao PSG que não ativaria a cláusula contratual que permitiria a renovação automática do vínculo por mais uma temporada. O acordo tinha possibilidade de extensão até 2025.

Na reapresentação para a pré-temporada, ele chegou a participar de uma partida contra o Le Havre, mas o impasse sobre a permanência acabou tirando o jogador da viagem do clube para amistosos no Japão e na Coreia do Sul.

Beraldo festeja título, ao lado de Mbappé, na estreia pelo PSG - Franck Fife/AFP
Beraldo festeja título, ao lado de Mbappé, na estreia pelo PSG – Franck Fife/AFP

Além disso, o clube optou por afastá-lo dos treinamentos com o restante do grupo, trabalhando com nomes que não seria aproveitados pelo técnico Luis Enrique. A situação envolvendo o atacante de 24 anos irritou a diretoria francesa que, para não perdê-lo de graça, ouviu propostas ara uma venda ainda nesta janela de transferências. O Al-Hilal, atual time de Neymar, foi um dos cotados.

O clube saudita estava disposto a oferecer um contrato de duas temporadas com o maior salário do mundo: 400 milhões de euros (2,1 bilhões de reais), mas a possibilidade foi rechaçada pelo jogador.

Segundo o jornal inglês The Telegraph, Paris Saint-Germain chegou a avaliar a possibilidade de acionar a Fifa por conta de um suposto acordo costurado entre Real Madrid e Kylian Mbappé.

O clube estava convencido de que as partes já assinaram um documento de forma ilegal, antes mesmo do período permitido pela entidade para pré-contratos, restando seis meses término do vínculo com um acordo de 160 milhões de euros (838 milhões de reais).

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade