Publicidade
Publicidade

Herói da Atalanta foi campeão mundial pela Inglaterra, mas optou por Nigéria

Ademola Lookman entrou para a história com os 3 gols na final da Liga Europa contra o Bayer Leverkusen; saiba mais da carreira do atacante nascido em Londres

Ademola Lookman. Nenhum fã de futebol ficou alheio a este nome nesta semana. O atacante de 26 anos marcou os três gols que derrubaram a invencibilidade do Bayer Leverkusen e deram à Atalanta seu primeiro título internacional, a Liga Europa, em Dublin, na Irlanda, na última quarta-feira, 23. Nascido no bairro londrino de Wandsworth, Lookman chegou a defender a Inglaterra nas categorias de base (foi campeão mundial sub-20 em 2017), mas, sem chances na equipe adulta, optou por defender a seleção nigeriana.

Publicidade

Autor de 15 gols em 43 jogos pela Atalanta na temporada, sendo cinco na Liga Europa, Lookman é uma das chaves do sucesso da equipe de Bérgamo, dirigida por Gian Piero Gasperini. Antes de se eternizar no norte da Itália, ele passou por RB Leipzig, da Alemanha, além de empréstimos por Fulham e Leicester, de seu país de nascimento.

Lookman iniciou sua carreira no Charlton Athletic, time do sul de Londres. Com a habilidade nata que surpreendeu o Bayer de Xabi Alonso na decisão, rapidamente foi chamado para defender a seleção inglesa de jovens. No Mundial sub-20 de 2017, foi titular e fez três gols (ficou em terceiro na artilharia geral) na campanha que culminou com o título, com triunfo por 1 a 0 diante da Venezuela, com gol de Calvert-Lewin.

Publicidade
Ademola Lookman fe dois gols contra a Costa Rica no Mundial sub-20 da Coreia do Sul, em 2017 - EFE/Kim Hee Chul
Ademola Lookman fe dois gols contra a Costa Rica no Mundial sub-20 da Coreia do Sul, em 2017 – EFE/Kim Hee Chul

Na época, Lookman defendia o Everton e alimentava a esperança de receber chances na seleção adulta. Chegou a recusar até três convites da Nigéria para se naturalizar. Até que, rodando por diversas equipes sem deslanchar, desistiu do sonho. Então, preferiu atender ao chamado da nação de seus pais, algo que tem se tornado cada vez mais comum. “Os meus pais são nigerianos e fui muitas vezes para lá quando criança… mas foi uma decisão difícil”, contou antes de estrear pela Nigéria em março de 2022. Ele tem seis gols em 21 jogos pelas Super Águias.

Na ocasião, Lookman narrou as dificuldades de sua infância. “Minha mãe tinha empregos precários e morávamos em uma área carente de Londres. Era difícil porque a geladeira estava sempre vazia. Muitas vezes eu ia comer na casa de amigos. Minha mãe me ensinou o que significa a palavra sacrifício, sou muito grato a ela. Ela nunca reclamou ou mostrou qualquer sinal de fraqueza”.

Fato é que os 9 milhões de euros pagos pela Atalanta para tirá-lo do RB Leipzig se mostraram uma pechincha. Graças a seu hat-trick (feito que não acontecia em uma grande final europeia desde Jupp Heynckes do Borussia Mönchengladbach na Copa Uefa de 1975), a Atalanta encerrou um jejum de 61 anos sem taças – a última havia sido a Copa Itália de 1963.

Publicidade

“Estou muito feliz, esta noite fizemos isso juntos, fizemos história e o troféu voltará conosco para Bérgamo”, contou à Sky Sports Italia. O técnico Gian Piero Gaperini se mostrou mais que orgulhoso de sua escolha. “Tínhamos um técnico sênior que trabalhou no Leicester e vimos a oportunidade de trazê-lo do Everton. Ele não foi excessivamente prolífico na Inglaterra. Eu dei a ele um papel mais ofensivo. Esta noite ele conseguiu algo que permanecerá nos anais da história do futebol: um impressionante hat-trick”.

Paul ELLIS / AFP
Paul ELLIS / AFP

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade