Hazard, Sergio Ramos, De Gea… as estrelas que seguem livres no mercado
A uma semana do fechamento do mercado europeu, alguns atletas de renome internacional seguem desempregados; caberiam no seu time?
A janela de transferências do futebol internacional está perto de se fechar e alguns nomes badalados seguem no mercado apesar de serem free agents (agentes livres, em tradução literal), ou seja, não possuírem vínculo com nenhum clube. Entre os desempregados do momento, alguns já foram especulados em clubes brasileiros, como o belga Eden Hazard. Será que caberiam no seu time?
Confira, abaixo, uma lista de estrelas que seguem sem clube:
David de Gea
O experiente goleiro espanhol deixou o Manchester United depois de 12 anos e 545 jogos. Aos 32 anos, De Gea teve seu nome especulado por Al-Nassr, da Arábia Saudita, Bayern de Munique e até pelo Real Madrid, que perdeu seu titular, Thibaut Courtois e correu para encontrar um substituto (o também espanhol Kepa, ex-Chelsea, foi o eleito), mas até o momento segue sem clube.
Eden Hazard
O craque belga é outro que ficou livre no mercado no início de julho. Aos 32 anos, Hazard deixou o Real Madrid depois de quatro anos em uma passagem completamente apagada, marcada por lesões e apenas sete gols em 70 jogos. O jogador, que anunciou sua aposentadoria da seleção belga, chegou a ser sondado por equipes dos Estados Unidos e foi citado como na mira do Botafogo pelo jornal espanhol Às.
Sergio Ramos
O experiente zagueiro espanhol está disponível para assinar com novo clube desde que saiu do PSG no fim da temporada passada. O defensor de 37 anos atraiu interesse do Inter Miami, e de clubes da Arábia Saudita, mas os contatos não foram adiante. O Sevilla, clube que o revelou, apareceu como possibilidade, mas nenhuma oferta foi feita até o momento. O último clube a demonstrar interesse, também sem sucesso até o momento, foi o Galatasaray, da Turquia.
Juan Mata
O habilidoso meia espanhol de 35 anos está sem clube desde que deixou o Galatasaray, em alta, após a conquista do último Campeonato Turco. Campeão do Mundo em 2010 e da Euro em 2012 pela seleção espanhola, Mata, que fez sucesso na Inglaterra atuando por Chelsea e Manchester United, segue no mercado.
Luiz Gustavo
Aos 36 anos, o volante brasileiro fez o caminho inverso ao de muitas estrelas de sua idade: deixou o mercado saudita. Titular da seleção na Copa de 2014, ele jogou a última temporada no Al-Nassr, após passagens por Olympique de Marselha e Fenerbahce, e agora busca um novo clube. Ele chego a ser oferecido ao Palmeiras, mas a negociação não prosperou.
Quando fecha a janela europeia?
Os principais clubes europeus tem até 1º de setembro para inscrever novos atletas nas principais ligas do continente (Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha). Já o emergente mercado saudita, que vem levando estrelas do calibre de Neymar, Benzema, entre outros, fecha apenas em 20 de setembro.