A polêmica saída de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain em agosto de 2017 ainda segue reverberando. Em entrevista à Sports360 nesta quinta-feira, 23, o ex-vice-presidente do clube catalão entre 2015 e 2019, Jordi Mestre, afirmou que o brasileiro, hoje no Santos, era visto como “o sucessor de Messi” e revelou surpresa com o desfecho das tratativas.

“Sinto muito que o Neymar não tenha dado certo, porque ele era um jogador extraordinário. Ele deveria ter sido o sucessor de Messi. Na época, nem os jogadores sabiam que ele estava saindo. Conversei com um jogador muito importante do time, e ele me disse que eles tinham ido ao casamento de Messi e que ele estava à mesa com o Neymar, e nunca disse que estava saindo”, disse o cartola, que ainda falou sobre a relação estremecida entre Messi e o atual presidente Joan Laporta.

“Tudo o que fizermos por Messi será muito pouco. Ele ganhava um bom salário, mas rendeu muito dinheiro ao clube. Houve jogadores que vieram porque queriam estar ao lado dele, estrelas de classe mundial. Sei por terceiros que Messi e sua família estão muito bravos com Laporta”, explicou.

O fim do casamento entre Neymar e Barça se deu com a negociação ao PSG pela cifra recorde de 222 milhões de euros (824 milhões de reais pela cotação da época), a maior envolvendo um jogador de futebol na história.

Em entrevista exclusiva à PLACAR em 2023, Suárez explicou que ele e Messi tentaram aconselhar o antigo companheiro a permanecer.

Barcelona: Neymar, Lionel Messi eLuis Suárez

Suárez, Messi e Neymar: 364 gols do trio entre 2014 e 2017 – Getty Images

“Eu não gostava muito de falar sobre isso, mas chega um momento que era já uma bola grande, então fomos conversar com Neymar e dissemos: ‘Ney, se quer ganhar tudo fique aqui conosco’”, disse o jogador.

“Ele escutava a nós e dizia ‘sim, sim, eu quero ficar’. E, depois, tem todo o entorno que as vezes é difícil de controlar. Nós, como amigos, aconselhamos que ficasse, mas é uma decisão dele, de sua família. Dizíamos: ‘Neymar, na Inglaterra é melhor. O [Manchester] City, que aí o futebol vai ser melhor. Mas na França?’, “completou em outro trecho da entrevista.

Na ocasião, Suárez ainda foi categórico em dizer que Neymar teria sido o melhor do mundo caso tivesse permanecido na Catalunha: “É comprometedora [a declaração], mas eu assumo a responsabilidade. Se Neymar tivesse ficado no Barcelona teria ganhando uma Bola de Ouro, com certeza. Minha visão é que se tivesse ficado teria ganhado, sim”.

Neymar chegou ao Santos este ano, retornando após praticamente 12 anos fora do país. Ele permaneceu no PSG entre 2017 e 2023, quando se transferiu para o Al-Hilal por 100 milhões de euros (R$ 540 milhões à época), mas pouco atuou no clube por conta de uma grave lesão no joelho esquerdo e uma série de outras contusões musculares. Foram só sete jogos e um gol pelo time saudita.