Ligas já têm vencedores na Alemanha, França e Inglaterra, enquanto na Espanha a taça está encaminhada; na Itália, há promessa de emoção
A temporada 2024/25 está chegando ao fim e as principais ligas do futebol europeu começam a ter definições. Entre as cinco principais, a alemã, a espanhola e a inglesa já conhecem seu campeão.
Enquanto isso, o Barcelona está perto de confirmar troféu na Espanha, e o Campeonato Italiano promete emoção entre Napoli e Inter de Milão. Além disso, as vagas de rebaixamento e de acesso movimentam as últimas rodadas.
Assim, PLACAR traçou o panorama das cinco principais ligas do planeta. Confira;
Liverpool é o campeão inglês – Paul ELLIS / AFP
Na Inglaterra, a situação já está completamente definida tanto no topo quanto na parte de baixo da tabela. O Liverpool garantiu o título com quatro rodadas de antecedência, enquanto na outra ponta, Ipswich Town, Leicester City e Southampton não conseguiram se salvar e estão oficialmente rebaixados para a Championship.
Por outro lado, já estão confirmados como promovidos à Premier League para a próxima temporada o Leeds United (campeão) e o Burnley, que garantiram as duas primeiras posições da segunda divisão inglesa. A terceira vaga sairá via playoffs, que está em suas semifinais.
O Sheffield United largou na frente do Bristol City, enquanto o Surderland também saiu em vantagem contra o Coventry City. As partidas de volta acontecem nesta segunda-feira, 12, e na terça-feira, 13.
Após esta fase, a final define quem disputará a elite inglesa em 2025/26. A partida decisiva será disputada em jogo único, dia 24 de maio, em Wembley.
Na Espanha, há apenas uma confirmação matemática: o rebaixamento do Real Valladolid. Faltando três rodadas para o fim da La Liga, a disputa pelas duas vagas restantes promete ser acirrada.
Las Palmas e Leganés, hoje, ocupam as outras posições do Z-3. No entanto, Alavés, Sevilla, Girona, Espanyol e Getafe ainda correm riscos de queda.
A luta por título ficou encaminhada para o Barcelona, após vitória sobre o Real Madrid, no último domingo, 11. Os catalães lideram com sete pontos de vantagem e podem ser campeões já nesta quarta-feira, 14, caso os merengues percam para o Mallorca.
Na quinta-feira, 15, o Barcelona visita o rival Espanyol. Vencer garante o título, independente do resultado do rival madrilenho.
O acesso à elite do futebol espanhol, por sua vez, segue indefinido. Elche, Levante, Racing Santander, Mirandés, Real Oviedo, Almería, Granada e Huesca estão entre os principais concorrentes às três vagas disponíveis; duas diretas e uma via playoff.
A Serie A promete briga emocionante por título, especialmente após o Napoli, atual líder, tropeçar contra o Genoa e permitir que a Inter de Milão encoste. Agora, a duas rodadas do fim, os napolitanos têm 78 pontos, enquanto os nerazzurri têm 77.
A elite também já tem um rebaixado confirmado: o Monza, que somou apenas 18 pontos até a 36ª rodada. Outras duas vagas seguem abertas e envolvem Empoli, Venezia, Lecce, Parma, Verona e Cagliari, que buscam evitar a queda à Serie B.
Sassuolo venceu a Série B da Itália – Divulgação / Sassuolo
No caminho oposto, dois times já garantiram presença na primeira divisão italiana na próxima temporada: o campeão Sassuolo e o vice-campeão Pisa. A terceira vaga será disputada nos playoffs, que podem ter Spezia, Cremonense, Juve Stabia, Catanzaro, Palermo, Cesena e Bari.
A Bundesliga já tem um campeão: o Bayern de Munique. A potência, que agora tem Harry Kane (em seu primeiro título como profissional) voltou a conquistar o campeonato após ver o Bayer Leverkusen na última temporada.
Na parte de baixo, Bochum e Holstein Kiel já estão rebaixados. No entanto, já que a liga adota um sistema em que o 16º colocado da primeira divisão disputa um playoff contra o 3º da segunda divisão, a promessa é de drama a uma rodada do fim.
Heidenheim, com 29 pontos, está hoje na zona de playoff, mas ainda pode se salvar. St. Pauli, logo à frente, tem 31 pontos, e o Hoffenheim, com 32, ainda correm risco.
Na 2. Bundesliga, o Hamburgo confirmou sua volta à Bundesliga. Agora, há a briga por uma vaga direta de acesso e outra que garante a possibilidade de disputar espaço na elite com o 16º da primeira divisão. Köln, Elversberg, Paderborn, Fortuna Düsseldorf e Kaiserslautern ainda estão vivos.
Na França, enquanto o PSG já é campeão, o Montpellier foi o primeiro time a ser rebaixado, após uma campanha desastrosa com apenas 16 pontos conquistados em 33 jogos. Ainda estão ameaçados Saint-Étienne, Le Havre, Nantes e Reims.
Kvara é destaque do PSG – EFE/EPA/YOAN VALAT
O Campeonato Francês também adota o modelo de playoff entre divisões. O 16º colocado da Ligue 1 enfrenta o vencedor dos “playoffs interno” da Ligue 2, valendo uma vaga na elite.
A disputa funciona da seguinte forma: o Dunkerque (4º da Ligue 2) recebe em jogo único o Guingamp (5º da Ligue 2). Quem vencer, visita o Metz (3º colocado da Ligue 2).
O vitorioso de Metz e Dunkerque ou Guingamp, enfim, disputa contra o 16º lugar da Ligue 1 (Saint-Étienne, Le Havre, Nantes ou Reims). Nessa fase, o duelo será em ida e volta, com a segunda partida na casa do time que esteve na primeira divisão nesta temporada.