Publicidade
Publicidade

Bola de Ouro: siga AO VIVO a premiação de melhor do mundo

Evento que ocontece no Théâtre du Châtelet, em Paris, a partir das 16h (de Brasília) terá Vini Jr como principal ausência, segundo imprensa europeia

A cerimônia da Bola de Ouro 2024 acontece a partir das 16h (de Brasília) desta segunda-feira, 28, em evento no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França. A premiação da revista France Football que define o melhor jogador do mundo da última temporada também condecora outras categorias e o futebol feminino, e tem um peso diferente do Fifa Awards, realizada pela maior entidade do futebol.

Publicidade

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Essa será a 68ª edição do prêmio, que contará com júri formado por jornalistas especializados dos 100 países que ocupam as primeiras posições no ranking da Fifa. Cada um deles seleciona três jogadores, em ordem, para a confecção da lista final de 30 divulgada no último dia 4 de setembro.

Entre os homens, o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, é o único representante do país, mas estará ausente por já ter sido avisado do resultado, segundo a imprensa europeia. O também atacante Savinho, do Manchester City, concorre ao prêmio Kopa, entregue ao melhor jogador jovem.

Publicidade

O evento considera o desempenho dos jogadores durante a temporada europeia, abrangendo o período do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. Além das competições locais, os torneios internacionais de seleções, como a Eurocopa e a Copa América, também entram na avaliação.

Siga AO VIVO:

18h13 – Aitana Bonmatí, do Barcelona, venceu como a Bola de Ouro. O prêmio foi entregue pela atriz Natalie Portman. Esse é o segundo prêmio da jogadora de 26 anos disse que o prêmio é uma conquista em conjunto: “tenho a sorte de ter ao meu em torno jogadoras que me fazem evoluir todos os dias e me tornar melhor. Sem o clube não alcançaria esses feitos. Agradeço ao presidente Laporta, aos torceores do Barcelona que nos apoiam. E, claro, também a minha família. Sem eles certamente não seria nada”, discursou.

18h06 – Agora serão entregues os prêmios aos melhores treinadores da temporada, rebatizado de Johan Cruijff para homenagear o eterno craque holandês, multicampeão como jogador e à beira do campo.

Publicidade

Entre as mulheres, Emma Hayes, ex-Chelsea e atualmente na seleção dos Estados Unidos, ficou com o troféu. Entre os homens, o técnico Carlo Ancelotti foi o vencedor. Ambos não compareceram ao evento.

18h01 – Mais posições no masculino e no feminino:

5º – Erling Haaland
6º – Kylian Mbappé
7º – Lautaro Martínez

5º – Lindsey Horan
6º – Mallory Swanson
7º – Katoto

17h54 – A jogadora espanhola Jennifer Hermoso levou o Prêmio Sócrates, entregue para atletas envolvido com causas sociais. A meio-campista foi alvo de um beijo sem consentimento do então presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que acabou banido pela Fifa por três anos. Ela foi aplaudida de pé por todos os presentes ao teatro.

17h41 – O atacante argentino Lautaro Martínez foi chamado para entregar o Troféu Yashin, dado ao melhor goleiro da última temporada. Antes de apresentar os finalistas foram mostrados os gols do camisa 10 da Inter de Milão, um deles o gol do título da Argentina na última Copa América. “Nos últimos tempos eu conquistei títulos importantes. É uma honra e uma felicidade enorme porque trabalhamos para isso”, disse.

O vencedor foi o compatriota Emiliano “Dibu” Martínez, do Aston Villa e da seleção argentina. Ele superou Donnarumma (PSG), Lunin (Real Madrid), Maignan (Milan) e Unai Simon (Athletic Bilbao). É o segundo troféu de sua carreira, que também faturou em 2023.

“Foi um longo caminho até chegar na seleção. Tenho muito orgilho de tudo. Agradeço à minha família, aos meus amigos. Quando estou em campo quero ganhar o jogo, mas sou um pai fora de campo. Sou muito diferente. Mas em campo faço de tudo”, explicou Dibu, questionado se passa dos limites nas provocações: “para os argentinos não”.

“Sendo honesto não me considero o melhor. Para mim o mais imporatnte é o grupo, a seleção da argentina, o que treinamos todos os dias”.

17h40 – Após breve pausa foram apresentadas no palco as Bolas de Ouro que serão destinadas a melhor jogadora e ao melhor jogador da última temporada. Ela pesa pouco mais de 2 quilos.

17h33 – Yamal posa com o Troféu Kopa.

17h23 – Harry Kane e Kylian Mbappé dividem o prêmio Gerd Müller, entregue aos goleadores da temporada. Eles terminaram empatados com 52 gols cada. O atacante alemão, contudo, subiu sozinho ao palco já que o jogador francês seguiu a determinaçao madridista de não comparecer na festividade. Rummenigge foi o responsável por entregar o troféu.

Em 2021 e 2022, o Bayern já havia conquistado o mesmo troféu pelo desempenho de Robert Lewandowski, atualmente no Barcelona. “Cheguei a um país novo, um clube novo e me adaptei rapidamente. Espero que tenha muito mais gols nesta temporada ainda”, disse.

17h17 – O ex-jogador Franz Beckenbauer, considerado o maior nome do futebol alemão, também foi homenageado. Beckenbauer morreu em janeiro deste ano. O “Kaiser” conquistou a Copa do Mundo de 1974 como atleta e a de 1990 como treinador.

Pelo Bayern de Munique, também fez história ao comandar em campo o time tricampeão europeu de 1974, 1975 e 1976. Ele conquistou duas vezes a Bola de Ouro como melhor jogador da Europa, em 1972 e 1976, e terminou a carreira no New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde foi tricampeão nacional e jogou ao lado de Pelé.

Franz Beckenbauer fez história por Bayern de Munique e seleção alemã
Franz Beckenbauer fez história por Bayern de Munique e seleção alemã – Divulgação

Familiares de Beckenbauer e Karl-Heinz Rummenigge, também detendor de duas edições de Bola de Ouro (1980 e 1981), também falaram à respeito do convívio e do legado deixado.

17h13 – Que climão: o Real Madrid foi eleito o melhor clube do mundo no masculino. Vencedor do Campeonato Espanhol e da Champions League na última temporada, o clube espanhol não enviou nenhum representante à cerimônia pelo descontentamento com a decisão de melhor jogador do mundo no masculino.

17h11 – Durante a cerimônia, nova atualização do ranking do melhor jogador do mundo no masculino: Harry Kane ficou na 10ª colocação, Kroos na 9ª e Yamal na 8ª. No feminino, Alexia Putellas (10ª), Trinity Roodman (9ª) e Mariona Caldentey (8ª).

17h05 – O Barcelona ganhou o troféu de melhor clube feminino de 2024. A honraria foi recepcionada pelo presidente Joan Laporta e pela atacante Alexia Putellas, capitão do clube catalão e eleita por duas vezes a Bola de Ouro de melhor jogadora.

Putellas quebrou o protocolo ao convocar cada uma das jogadores presentes à cerimônia a comparecer ao palco, ao lado de outros dirigentes do Barça.

16h57 – Lamine Yamal é o vencedor do Troféu Kopa. Aos 17 anos, jovem atacante do Barcelona tinha entre os concorrentes o atacante brasileiro Savinho, indicado pela temporada realizada no Girona. A premiação mostrou diversos recordes quebrados por ele por conta de sua precocidade. “São muitos recordes, sinto muito orgulho de cada um deles. Só quero agradecer aos meus companheiros”, disse, que também respondeu sobre o mais jovem a vencer uma Bola de Ouro: Ronaldo Fenômeno, em 1997. “Quero ser igual a ele”.

Ele é o primeiro jogador a ganhar o troféu com menos de 18 anos, que foi criada em 2018. O turco Arda Guler (Real Madrid) ficou em segundo e Kobbie Mainoo (Manchester United) em terceiro.

16h52 – Depois de exibir momentos dos 10 finalistas ao prêmio de melhor jogador, no masculino e no feminino, o ex-craque holandês Ruud Gullit foi chamado ao palco para se homenagead. Ele conquistou a Bola de Ouro de 1987. “Talvez essa seja a melhor coisa de todas (ganhar uma Bola de Ouro). É um reconhecimento pessoal do que fiz na época, na Itália… naquele momento havia só três ou quatro estrangeiros em cada clube. O que torna tudo mais especial”, explicou.

16h47 – Começa a cerimônia. A jornalista Sandy Heribert e o ex-jogador Didier Drogba dão início a festividade no palco do Théâtre du Châtelet chamando alguns dos indicados.

16h45 – De Maradona a Neymar: é grande a lista de nomes de peso que jamais levaram o troféu.Também figuram rostos conhecidos como Robert Lewandowski (Barcelona), Andrés Iniesta, Xavi, Neymar (Al-Hilal), Antoine Griezmann (Atlético de Madrid) e Mohammed Salah (Liverpool)

16h41 – El Clasico (de novo): Real Madrid e Barcelona lideram o histórico de vencedores da Bola de Ouro com 12 prêmios cada, com os merengues sendo premiandos com oito jogadores diferentes e o Barça com seis. Logo atrás, os gigantes italianos Juventus e Milan detém oito prêmios cada, também contemplando seis atletas distintos.

16h34 – Muy amigo… O atacante argentino Lautaro Martínez se esquivou da polêmica em torno da ausência de Vinicius Júnior e também preferiu não apontar o brasileiro como injustiçado na disputa pelo título de melhor do mundo: “É difícil escolher porque faz muito tempo. Hoje eu daria a muitos, mas é difícil porque são muitos que vem de uma temporada fantástica. (Vini Jr.) é um grande jogador, fez uma grande temporada, ganhou a Champions. Todos sabem o grande jogador que é. Que ganhe o melhor”, afirmou na chegada

Hector Vivas / AFP
Lautaro foi o artilheiro da Copa América – Hector Vivas/AFP

16h30 – Os  indicados ao Troféu Kopa, entregue ao melhor jogador sub-21:

Pau Cubarsí (Barcelona)
Alejandro Garnacho (Manchester United)
Arda Güler (Real Madrid)
Karim Konaté (RB Salzburg)
Kobbie Mainoo (Manchester United)
João Neves (Paris Saint-Germain)
Savinho (Girona e Manchester City)
Mathys Tel (Bayern de Munique)
Lamine Yamal (Barcelona)
Warren Zaïre-Emery (Paris Saint-Germain)

16h22 – O Troféu Gerd Müller, que leva o nome do grande goleador alemão, morto em 15 de agosto de 2021, premiará o principal goleador da temporda europeia. Nesta edição, há um inusitado empate: Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, então no PSG na última temporada, terminaram a última temporada empatados com 52 gols cada. Será a primeira vez que a detentora do prêmio precisará utilizar um critério de desempate para anunciar o vencedor.

16h21 – O meio-campista espanhol Rodri foi vaiado por alguns dos presentes na chegada ao Théâtre du Châtelet. “Estou me sentindo muito bem. Sempre disse que é um prazer estar aqui e ser indicado. É um grande passo, ano passado foi meu primeiro ano. Não sei ainda (quem leva), vamos ver o que acontece. Estou muito feliz”, disse o jogador que se recupera de grave lesão no joelho.

16h16 – Desde o início da tarde, a France Football já divulga as primeiras posições. Assim ficou o ranking do 11º colocado ao 30º lugar.

11 – Phil Foden
12 – Florian Wirtz
13 – Dani Olmo
14 – Ademola Lookman
15 – Nico Williams
16 – Granit Xhaka
17 – Federico Valverde
18 – Emiliano Martinez
19 – Martin Odegaard
20 – Hakan Calhanoglu
21 – Bukayo Saka
22 – Antonio Rüdiger
23 – Ruben Dias
24 – William Saliba
25 – Cole Palmer
26 – Declan Rice
27 – Vitinha
28 – Alejandro Grimaldo
29 – Artem Dovbyk
29 – Mats Hummels

16h13 – Quem ainda pode levar? O top-10 da corrida pelo título ainda tem: Vini Jr (Real Madrid), Erling Haaland (Manchester City), Jude Bellingham (Real Madrid), Rodri (Manchester City), Kylian Mbappé (PSG), Dani Carvajal (Real Madrid), Lautaro Martínez (Inter de Milão), Harry Kane (Bayern de Munique), Toni Kroos (Real Madrid) e Lamine Yamal (Barcelona)

16h11 – O último jogador brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Kaká, que conquistou o troféu em 2007 pela temporada 2006/07. Antes dele, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo também foram condecorados. Já são 17 anos sem um brasileiro no posto mais alto.

16h08 – Sabdy Heribert e Didier Drogba serão os mestres de cerimônia. A dupla também já passou pelo red carpet.

16h05 – A France Football já divulgou os colocados da 11ª a 30ª colocação. O mais recente anunciado, o 11º, foi o meia-atacante inglês Phil Foden que viveu na temporada passada a melhor de sua carreira.

16h02 – Na edição de agosto, PLACAR provocou uma discussão sobre quem deveria vencer a premiação colhendo a preferência de 60 jornalistas de 21 países para atestar na capa que a Bola de Ouro está ameaçada para o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid.

Assim como a France Football, a reportagem contabilizou os votos atribuindo seis pontos ao primeiro colocado, quatro ao segundo e três ao terceiro. Rodri (Manchester City) foi eleito com 217 pontos, contra 205 de Vini Jr. e 156 de Jude Bellingham (Real Madrid).

Muitos jornalistas citaram a Copa América ruim de Vini, além de mau comportamento em campo, como justificativa para não escolher o brasileiro. Os sucessivos episódios de racismo do qual Vini é vítima na Espanha são parte relevante do debate proposto.

Capa da PLACAR 1514, de agosto de 2024, com Vinicius Junior
Capa de edição 1514, de agosto de 2024 – Placar/Reprodução

15h58 – Ex-companheiro de Vini Jr, o ex-meio-campista Toni Kroos criticou o peso dado às premiações individuais de jogadores. Ele também concorre ao prêmio como um dos finalistas. Kroos se aposentou oficialmente do clube espanhol ao fim da temporada passada, após o título da Champions, e se despediu oficialmente na eliminação da Alemanha na Eurocopa. “Nunca vi a importância desses prêmios individuais no futebol, eles não têm lugar”, disse ao jornalista Fabrizio Romano.

15h55 – O influenciador Luva de Pedreiro apareceu na cerimônia com uma camisa de Vini Jr: “O verdadeiro vencedor”

15h50 – O atacante Lamine Yamal, do Barcelona, também chegou ao Théâtre du Châtelet. Yamal foi protagonista no título da Espanha na Euro e levou o troféu de melhor jovem da competição. Agora, ele está entre os finalistas do Bola de Ouro e também concorre ao Prêmio Kopa, entregue ao melhor jogador jovem.

15h48 – Um dos correntes, o atacante inglês Harry Kane já chegou à cerimônia. Na última temporada, a primeira pelo Bayern de Munique, ele marcou 44 gols em 45 jogos, além de ter distribuído 12 assistências para o companheiro. O clube alemão, todavia, passou em branco sem nenhum título. Kane ainda foi um dos artilheiros da Eurocopa pela Inglaterra, vice-campeã do torneio continental.

15h47 – “Não é bom para o futebol que uma entidade como o Real Madrid não esteja presente em uma festa deste tamanho”, comentou Luis de la Fuente, técnico da seleção espanhola ao ser questionado sobre o assunto

15h46 – Em comunicado à AFP, o clube espanhol se pronunciou sobre: “se dizem que os critérios para o prêmio não declararam Vinicius como o vencedor e sim outro, então os mesmos critérios deveriam declarar Carvajal. Como esse não foi o caso, fica claro que a Bola de Ouro e a Uefa não respeitam o Real Madrid. O Real Madrid não estará onde não for respeitado”.

15h43 – Segundo o jornal espanhol Marca, estava previsto que o avião reservado para o Real sairia do aeroporto de Barajas às 15 horas (local), mas o voo foi cancelado e todos permanceram no centro de treinamento de Valdebebas. “Uma supresa descomunal que faz entender que o Real tem uma informação privilegiada que Vini não será eleito como melhor jogador de futebol do mundo”, diz o texto.

15h40 – Grande favorito: Rodri, do Manchester City, virou o grande favorito ao Bola de Ouro com a ausência da delegação do Real Madrid. O meio-campo chegou de muletas ao Théâtre du Châtelet.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade