Publicidade
Publicidade

‘Rei do saibro’, Nadal bate Ferrer e fatura Roland Garros

Espanhol conquistou seu 12º título de Grand Slam, o oitavo em Roland Garros, e tornou-se o tenista com mais vitórias no saibro de Paris

O tenista espanhol Rafael Nadal conquistou neste domingo seu oitavo título do Torneio de Roland Garros ao derrotar na decisão seu compatriota David Ferrer por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-2 e 6-3. Este foi o 12º título de Grand Slam de Nadal, que empatou com o australiano Roy Emerson na lista de maiores campeões dos principais torneios do circuito mundial de tênis – está atrás somente do suíço Roger Federer (17) e do americano Pete Sampras (14).

Publicidade

A partida foi marcada pelo grande domínio do favorito Nadal. Ferrer, com seu conhecido estilo aguerrido em quadra, mostrou boa resistência somente no terceiro set. E não conseguiu evitar o revés em sua primeira final de Grand Slam.

O duelo foi interrompido por duas vezes no segundo set, mas nenhuma delas por causa da chuva fina que ameaçou atrapalhar a partida. Uma manifestação contra a recente aprovação do casamento homossexual pelo Parlamento da França chamou a atenção de todos com uma faixa exibida nas arquibancadas, logo removida pela organização do torneio.

Publicidade

Poucos minutos depois, um dos manifestantes invadiu a quadra sem camisa, com uma máscara sobre o rosto e portando um sinalizador nas mãos. Chegou a ficar a dois metros de Nadal antes de ser retirado pelos seguranças, que precisaram apagar rapidamente o sinalizador, próximo à área de saque.

A invasão não chegou a assustar os tenistas e as celebridades presentes nas arquibancadas da quadra Philippe Chatrier, como o príncipe espanhol Felipe de Bourbon e o ator Leonardo di Caprio. Ao fim da partida, Nadal recebeu sua oitava taça de campeão de Roland Garros das mãos do velocista jamaicano Usain Bolt, bicampeão olímpico e recordista mundial dos 100 metros.

Rei do saibro – O título deste domingo amplia o número de feitos históricos de Nadal. Com 12 troféus de Grand Slam, ele alcançou o terceiro posto entre os maiores vencedores de torneios deste nível. O espanhol ainda se tornou o primeiro a conquistar o mesmo torneio de Grand Slam por oito vezes na Era Aberta.

Publicidade

Estes títulos fizeram de Nadal o tenista com mais vitórias no saibro de Paris. Agora, são 59, contra 58 de Federer e do argentino Guillermo Vilas. O espanhol tem apenas uma derrota em Roland Garros, em 2009 (contra o sueco Robin Soderling). Foi o único ano no qual não se sagrou campeão desde que começou a disputar a competição. Assim, venceu em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2013.

Continua após a publicidade

O “Rei do Saibro” aumentou também seu domínio no piso lento. Ele acumula 42 títulos nesta superfície, ficando cada vez mais próximo do recorde de Vilas. O argentino soma 46 troféus. Somente neste ano, Nadal se sagrou campeão no saibro por seis vezes.

A Ferrer, coube o consolo de disputar sua primeira final de Grand Slam na carreira. Aos 31 anos, ele se tornou o quarto mais velho a chegar numa decisão em Paris. Também terá a motivação de voltar a ocupar o quarto lugar no ranking da ATP, desbancando o próprio Nadal. O campeão voltará ao quinto posto porque apenas defendeu a pontuação de 2012 em Roland Garros, enquanto Ferrer conquistou novos pontos em relação ao ano passado.

O jogo – Nadal e Ferrer fizeram um início de jogo equilibrado mais por causa dos erros do favorito, ainda “frio” em quadra, do que pelos golpes do segundo. Assim que ganhou embalo, Nadal faturou a primeira quebra de saque do jogo, no terceiro game. Abriu 2/1, mas não sustentou a vantagem por muito tempo.

No único momento de grande resistência de Ferrer no set, ele devolveu a quebra logo na sequência e voltou a empatar o duelo. Mas não aguentou o ritmo do compatriota. Mesmo fazendo boas jogadas e resistindo aos fortes golpes de Nadal, Ferrer não demorou para sucumbir na parcial. Sofreu outras duas quebras de saque e viu o rival levar o set inicial.

A segundo set foi menos equilibrada. Nadal não teve dificuldades para quebrar novamente o saque de Ferrer e abrir 3/0. Nem a chuva leve e nem os dois protestos que paralisaram a partida atrapalharam o favorito.

O terceiro set começou da mesma que a segunda. Nadal se impôs no serviço de Ferrer e logo abriu vantagem. Mas, desta vez, o rival reagiu prontamente. Incansável, ele devolveu a quebra e reequilibrou o confronto, esbanjando motivação, apesar da considerável desvantagem no placar.

Nadal, contudo, não demorou para se impor novamente em quadra. Ele obteve nova quebra de saque e não teve dificuldade para confirmar seus serviços até fechar o terceiro set, após 2h16min de partida. Com o resultado, ele ampliou a vantagem no confronto direto contra Ferrer. Nadal passou a acumular vinte vitórias contra apenas quatro do compatriota no retrospecto entre os dois no circuito profissional.

(Com Estadão Conteúdo e Agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade