Rafaela Silva é desclassificada após golpe ‘desleal’
Atleta lutava pelas oitavas de final e saiu chorando do tatame após a decisão

A judoca brasileiro Rafaela Silva foi desclassificada da disputa da categoria até 57 quilos dos Jogos Olímpicos de Londres, na luta pelas oitavas de final contra a húngara Hedvig Karakas. A arbitragem considerou que a brasileira cometeu um ato desleal ao atacar diretamente a perna da adversária, o que foi proibido pela Federação Internacional de Judô em 2009.
Em um golpe que renderia um vasari à brasileira, o árbitro, depois de ver a repetição do lance utilizando recursos eletrônicos, sentenciou que Rafaela deu o golpe pegando nas pernas da adversária, o que não é permitido de acordo com as regras do judô, e a desclassificou da competição.
Muito abalada pela decisão, a brasileira chorou bastante ainda no tatame após a decisão do juiz e foi ajudada pela adversária a se levantar do chão.
Com a desclassificação de Rafaela, a esperança de conquista de medalhas para o Brasil nesta segunda-feira fica por conta do judoca Bruno Mendonça, que entra no tatame às 8 horas (de Brasília) em confronto contra o holandês Dex Elmont, pelas oitavas de final da categoria até 73 kg do judô masculino.
(Com agência Gazeta Press)