“Cada jogador escreve sua história sem manchar a do outro”, disse o ex-craque, sobre as comparações com o xará português
O ex-craque Ronaldo acredita que apenas dois jogadores brigam pelo posto de melhor do mundo na atualidade: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal espanhol As, o maior artilheiro da história das Copas, que visitou Barcelona nesta semana, afirma que o principal jogador da seleção brasileira no momento precisa mostrar mais até brigar por um lugar ao lado do argentino e do português. “Neymar está chegando, mas ainda falta muito. Hoje, só vejo dois grandes: Messi e Cristiano. Na minha época, competia com Zidane, Rivaldo, Ronaldinho, Owen, Figo, Batistuta…” Ronaldo também manifestou sua preferência pelo argentino. “É como se te oferecessem duas casas bonitas, mas você tem que ficar só com uma. Messi me parece mais completo, mais decisivo”, opinou.
Leia também:
A jogada mais ousada de Ronaldo, o dono da bola no país
Médico da seleção em 1998 não queria Ronaldo no campo
Continua após a publicidade
‘É maravilhoso assistir à revolta do brasileiro’, diz Ronaldo
Ronaldo também comentou uma provocação feita pelo ex-técnico do Real Madrid, José Mourinho, depois de sair do clube, onde deixou uma relação desgastada com o principal jogador português dos últimos anos. “Já treinei o verdadeiro Ronaldo, e ele não é esse do Real”, alfinetou o treinador, em referência aos tempos em que era auxiliar técnico de um Barcelona em que o brasileiro reinava absoluto. “Isso é coisa do Mourinho. Prefiro não polemizar”, disse o ex-craque na entrevista publicada nesta sexta. “É preciso respeitar a opinião de cada um. Cada jogador escreve sua história sem manchar a do outro. Além disso, não somos iguais jogando. Eu era mais centroavante, e ele é mais um segundo atacante.”
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
Siga VEJA Esporte no Twitter
Além de apontar a preferência por Messi na comparação com Cristiano, Ronaldo também elegeu seu técnico ideal, e ele não é um brasileiro. Para comandar seu “time ideal”, Ronaldo chamaria o espanhol Vicente Del Bosque, com quem trabalhou entre 2002 e 2003 no Real Madrid. Hoje, Del Bosque comanda a seleção espanhola, atual campeã da Europa e do mundo. “Foi o técnico que melhor me entendeu. Ele fazia as coisas como deveriam ser feitas.” Como vantagem adicional de trabalhar com Del Bosque, Ronaldo citou o regime de concentração mais flexível adotado pelo espanhol. “Nos jogos em casa, não havia concentração. Todo mundo amava isso.” Numa entrevista publicada nesta semana na França, o ex-craque Zidane, contemporâneo de Ronaldo no clube espanhol, conta que os brasileiros do time saíam direto das baladas de Madri para os treinos no CT do Real.
1/28 Ronaldo na entrevista coletiva de encerramento da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro (Fabio Motta/Estadão Conteúdo/VEJA)
2/28 A reunião sobre o Itaquerão: os sorrisos de Ronaldo, Andrés e Valcke (Getty Images/VEJA)
3/28 Ronaldo no anúncio das sedes da Copa das Confederações de 2013, no Museu do Futebol, em São Paulo (Paulo Whitaker/Reuters/VEJA)
4/28 Ronaldo promove a Copa das Confederações em Madri, Espanha (Javier Lizón/EFE/VEJA)
5/28 O secretário da Fifa, Jerome Valcke, e Ronaldo no estádio Mineirão (Reuters/VEJA)
6/28 Ronaldo promove a Copa das Confederações em Turim, na Itália (Alessandro Di Marco/EFE/VEJA)
7/28 Ronaldo e Jérôme Valcke em entrevista coletiva no Rio (Vanderlei Almeida/AFP/VEJA)
8/28 Ronaldo com a placa que será usada nos estádios da Copa do Mundo; hoje integrante do Comitê Organizador Local (COL), ele fumava inclusive nos tempos de jogador (Marcelo Sayão/EFE/VEJA)
9/28 Ronaldo, Cigano e Maurren Maggi, entre outros, participam do lançamento da nova camisa reserva da seleção, no Rio de Janeiro (Divulgação/VEJA)
10/28 Ronaldo, Marta, Amarildo, Carlos Alberto Torres e Bebeto apresentam o cartaz oficial da Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro (Sergio Moraes/Reuters/VEJA)
11/28 Ronaldo abraça o mascote da Copa do Mundo do Brasil durante premiação da Bola de Ouro da Fifa em Zurique, Suíça (Arnd Wiegmann/Reuters/VEJA)
12/28 Ronaldo, José Maria Marin e Jérôme Valcke em entrevista coletiva em São Paulo (Paulo Whitaker/Reuters/VEJA)
13/28 Ronaldo aparece como uma versão brasileira do Tio Sam na campanha da Brahma que condena o pessimismo em relação à Copa. A AmBev é uma das parceiras comerciais do evento (Reprodução/VEJA)
14/28 Ronaldo, Jérôme Valcke e Joseph Blatter no anúncio dos finalistas do prêmio Bola de Ouro, em São Paulo (Paulo Whitaker/Reuters/VEJA)
15/28 Ronaldo e Bebeto conversam durante o sorteio dos grupos da Copa das Confederações (Reuters/VEJA)
16/28 Aldo Rebelo, Jérôme Valcke e Ronaldo em visita às obras do Maracanã, no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters/VEJA)
17/28 Ronaldo durante visita da Fifa e COL ao Itaquerão (Marcelo Machado Melo/Fotoarena/VEJA)
18/28 <br><br> Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke tenta defender pênalti batido por Ronaldo durante visita da FIfa e COL ao Itaquerão (Marcelo Machado de Melo/Fotoarena/VEJA)
19/28 Reunião sobre a Copa de 2014: Pelé, Joseph Blatter, Dilma Rousseff, Aldo Rebelo e Ronaldo (Wilson Dias/Agência Brasil/VEJA)
20/28 Aldo Rebelo (à esq.), Bebeto, Jérôme Valcke e Ronaldo (à dir.) foram de trem até o estádio em Itaquera, em São Paulo (Nacho Doce/Reuters/VEJA)
21/28 O deputado federal Romário e o membro do conselho de administração do Comitê Organizador da Copa, Ronaldo, anunciam que a CBF distribuirá ingressos para deficientes no Mundial de 2014 (Ernesto Carriço / Ag. O Dia/VEJA)
22/28 Ronaldo, Valcke e Marin no Rio (Sergio Moraes/Reuters/VEJA)
23/28 Valcke e Ronaldo nas obras da Arena Amazônia: estádio acima do preço (Divulgação/Fifa/VEJA)
24/28 Observado por Blatter, Ronaldo disputa pênaltis com ministro Aldo Rebelo na sede da Fifa, na Suíça (Arnd Wiegmann/Reuters/VEJA)
25/28 Bebeto, Blatter, Valcke, Ronaldo e Aldo posam para fotos na sede da Fifa, em Zurique (Arnd Wiegmann/Reuters/VEJA)
26/28 Ricardo Teixeira posa ao lado do ex-jogador Ronaldo durante coletiva de imprensa sobre a Copa do Mundo de 2014 (Buda Mendes/STF/Getty Images/VEJA)
27/28 Ronaldo fala em cerimônia sobre a prevenção de acidentes no local de trabalho, durante uma visita ao Maracanã, no Rio de Janeiro (Vanderlei Almeida/AFP/VEJA)
28/28 Ronaldo participa do sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa, no Rio (Celso Pupo/Fotoarena/VEJA)
1/63 Cristiano Ronaldo comemora gol marcado na vitória de Portugal por 5 a 1 sobre Camarões, em amistoso disputado no estádio Magalhães Pessoa, em Leiria (Pedro Nunes/AFP/VEJA)
2/63 Cristiano Ronaldo ao desembarcar em Campinas (Reuters/Reuters)
3/63 Cristiano Ronaldo chega para o treinamento na praia Del Rey, em Portugal (Francisco Leong/AFP/VEJA)
4/63 Cristiano Ronaldo levanta taça na vitória do Real Madrid (Reuters/VEJA)
5/63 Cristiano Ronaldo comemora gol contra o Atlético de Madri (AFP/VEJA)
6/63 Cristiano Ronaldo na partida contra o Atlético de Madri (Reuters/VEJA)
7/63 Cristiano Ronaldo treina no Estádio da Luz, em Lisboa, na véspera da final da Liga dos Campeões (Mario Cruz/EFE/VEJA)
8/63 Cristiano Ronaldo lamenta chance perdida na partida entre Real Madrid e Sevilla pelo campeonato espanhol (Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images/VEJA)
9/63 Cristiano Ronaldo comemora gol contra o Barcelona, na Espanha (Reuters/VEJA)
10/63 Jogador Cristiano Ronaldo, do Real Madri, comemora gol contra o Schalke 04, pela Liga dos Campeões, na Alemanha (Ina Fassbender/Reuters/VEJA)
11/63 David Beckham e Cristiano Ronaldo (Angel Martinez/Real Madrid via Getty Images/VEJA)
12/63 Cristiano Ronaldo marcou um dos gols da vitória do Real Madrid (Juan Medina/Reuters/VEJA)
13/63 Cristiano Ronaldo: na lista dos melhores da Uefa pelo oitavo ano consecutivo (Steffen Schimidt/EFE/VEJA)
14/63 Cristiano Ronaldo recebe a Bola de Ouro da Fifa eleito como melhor jogador do mundo em 2013 (Fabrice Coffrini/AFP/VEJA)
15/63 Mais de 120 troféus estão expostos no museu do jogador, em Portugal (Efe/VEJA)
16/63 Cristiano Ronaldo e Messi se cumprimentam antes da final da Copa do Rei (Real Madrid/Getty Images/VEJA)
17/63 Cristiano Ronaldo e Blatter na festa do início deste ano (Alexander Hassenstein/Fifa/Getty Images/VEJA)
18/63 Cristiano Ronaldo, em cerimônia da Liga de Futebol Profissional, em Madri (EFE/VEJA)
19/63 Cristiano Ronaldo desbancou Lionel Messi em votação para melhor jogador do Campeonato Espanhol (Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images/VEJA)
20/63 Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid no empate em 2 a 2 com a Juventus, em partida válida pela Liga dos Campeões (Daniel Dal Zennaro/EFE/VEJA)
21/63 Cristiano Ronaldo comemora o segundo gol contra a Suécia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo (Jonathan Nackstrand/AFP/VEJA)
22/63 Cristiano Ronaldo comemora o segundo gol contra a Suécia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo (Jonathan Nackstrand/AFP/VEJA)
23/63 O atacante português do Real Madrid, Cristiano Ronaldo posa ao lado de um pôster gigante com sua imagem para promover sua marca de roupas íntimas (Juan Carlos Hidalgo/EFE/VEJA)
24/63 Bale é recebido por Cristiano Ronaldo antes de treino do Real Madrid (Divulgação/VEJA)
25/63 Cristiano Ronaldo e Rihanna nos bastidores do show da cantora em Lisboa (Reprodução/ Facebook/VEJA)
26/63 Cristiano Ronaldo recebeu seu novo Audi, em Madrid (Carlos Alvarez/Getty/VEJA)
27/63 Cristiano Ronaldo durante a partida contra o Borussia, pelas semifinais da Liga dos Campeões (JuanJo MartÌn/EFE/VEJA)
28/63 Mourinho dá instruções a Cristiano Ronaldo em partida da Liga dos Campeões (Jasper Juinen/Getty Images/VEJA)
29/63 Cristiano Ronaldo durante o jogo contra o Galatasaray, pelas quartas de final da Liga dos Campeões (Osman Orsal/Reuters/VEJA)
30/63 Cristiano Ronaldo durante segunda partida das semi-finais da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Borussia Dortmund no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid (Juan Medina/Reuters/VEJA)
31/63 Cristiano Ronaldo comemora gol durante partida do Real madrid contra o Borussia Dortmund pela Liga dos Campeões, no estádio Signal Iduna Park, em Dortmund (Patrik Stollarz/AFP/VEJA)
32/63 Cristiano Ronaldo volta ao Old Trafford após quase 4 anos em jogo do Manchester United contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões nesta terça-feira (05) (Jon Super/AP/VEJA)
33/63 Cristiano Ronaldo antes da cerimônia de premiação da Bola de Ouro da Fifa em Zurique, Suíça (Steffen Schmidt/EFE/VEJA)
34/63 BMW M6 de Cristiano Ronaldo (VEJA.com/VEJA)
35/63 Bentley Continental GT Speed de Cristiano Ronaldo (VEJA.com/VEJA)
36/63 McLaren MP4-12C de Cristiano Ronaldo (VEJA.com/VEJA)
37/63 Cristiano Ronaldo: em alta no Real Madrid e na mira do PSG (Jaime Reina/AFP/VEJA)
38/63 Cristiano Ronaldo comemora, com o brasileiro Marcelo, o gol da vitória do Real Madrid sobre o Manchester City na primeira rodada da Liga dos Campeões da UEFA (Felix Ordonez/Reuters/VEJA)
39/63 Cristiano Ronaldo, durante a partida contra o Barcelona (Dani Pozo/AFP/VEJA)
40/63 O atacante entrando em campo para partida entre Real Madrid e Real Sociedad pelo campeonato espanhol em 2011 (Denis Doyle/Getty Images/VEJA)
41/63 Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, durante jogo contra o CSKA (Javier Soriano/AFP/VEJA)
42/63 A modelo Irina Shayk e o jogador do Real Madrid Cristiano Ronaldo durante o prêmio Marie Claire Prix de la Moda na Embaixada da França em Madrid, novembro de 2011 (Carlos Alvarez/Getty Images/VEJA)
43/63 Cristiano Ronaldo apresenta nova chuteira da Nike para temporada de 2010 (Paul Guilham/Getty Images/VEJA)
44/63 Cristiano Ronaldo cumprimenta os torcedores após partida entre Real Madrid e Getafe pelo Campeonato Espanhol no estádio Santiago Bernabeu (Angel Martinez/Getty Images/VEJA)
45/63 Cristiano Ronaldo, Raul Gonzalez e Rafael Nadal se encontram em Madri durante torneio de tênis (Jasper Juinen/Getty Images/VEJA)
46/63 Cristiano Ronaldo assiste às finais de torneio de tênis em Londres, Inglaterra (Clive Brunskill/Getty Images/VEJA)
47/63 Kaká, Cristiano Ronaldo e Raul Gonzalez do Real Madrid participam da cerimônia de premiação da Liga dos Campeões da UEFA de 2010 (Angel Martinez/Getty Images/VEJA)
48/63 Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, durante coletiva antes de partida da Liga dos Campeões (Andrea Comas/Reuters/VEJA)
49/63 Cristiano Ronaldo beija o troféu Chuteira de Ouro, na Espanha (Dani Pozo/AFP/VEJA)
50/63 Cristiano Ronaldo sorri após sofrer uma falta pelo Real Madrid (Victor Fraile/Getty Images/VEJA)
51/63 Cristiano Ronaldo recebe a Bola de Ouro em 2008, prêmio da FIFA que elege o melhor jogador do mundo (Alex Livesey/Getty Images/VEJA)
52/63 Cristiano Ronaldo na estréia de um documentário sobre sua carreira (Carlos Alvarez/Getty Images/VEJA)
53/63 Cristiano Ronaldo recebe prêmio da FIFA como melhor jogador do mundo em 2008 (John Gichigi/Getty Images/VEJA)
54/63 Cristiano Ronaldo durante a gravação de uma campanha publicitária em Madri (Castrol/Gary Prior/EFE/VEJA)
55/63 Cristiano Ronaldo comemora gol na partida entre Real Madrid e Barcelona pela Copa do Rei, Valência (Pierre-Philippe Marcou/AFP/VEJA)
56/63 Cristiano Ronaldo chega à Califórnia com o Real Madrid para disputa de partida amistosa contra o Los Angeles Galaxy (Kevork Djansezian/Getty Images/VEJA)
57/63 Cristiano Ronaldo assinou contrato com o Real Madrid em junho de 2009 (Rafa Rivas/AFP/VEJA)
58/63 Cristiano Ronaldo em ação contra a Coreia do Norte, na Copa de 2010, na África do Sul (Foto: L. Griffiths/Getty Images/VEJA)
59/63 Disputa de bola entre Gilberto Silva e Cristiano Ronaldo na Copa de 2010, na África do Sul (Jamie McDonald/Getty Images/VEJA)
60/63 Yaya Toure e Cristiano Ronaldo na partida entre Portugal e Costa do Marfim. (VEJA.com/AFP)
61/63 Cristiano Ronaldo, que foi capitão da seleção portuguesa na Copa de 2010, durante o jogo contra a Espanha, na África do Sul (Javier Soriano/AFP/VEJA)
62/63 Atacante português Cristiano Ronaldo atuando pelo Manchester United (Alex Livesey/Getty Images/VEJA)
63/63 Cristiano Ronaldo e Alex Ferguson (Reprodução/VEJA)
(Com agência Gazeta Press)
Continua após a publicidade