Publicidade
Publicidade

Honda ‘recria’ volta histórica de Ayrton Senna em Suzuka

Com som original e luzes, Honda homenageia Senna e recorde no GP do Japão de 1989

A Honda encontrou uma forma diferente de prestar uma homenagem a um dos seus maiores ícones: o piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em 1994. Um filme produzido pela montadora japonesa e divulgado nesta semana recria, com efeitos de som e luz, a volta em que Senna cravou a pole position do GP do Japão de 1989 a bordo de sua McLaren MP4/5. No treino classificatório, na penúltima prova daquela temporada, Senna bateu o recorde da pista, com o tempo de 1min38s041.

Publicidade

Leia também:

Alguns feitos que transformaram Senna em mito na F1

Senna: 19 anos depois da morte, ainda o herói dos pilotos

E para recontar um dos momentos épicos daquele circuito, a equipe de produção do filme gravou o ronco do motor Honda original e usou os dados de telemetria gerados pelo McLaren MP4/5 naquela tomada de tempo. As filmagens foram feitas à noite e técnicos espalharam centenas de alto-falantes e holofotes com leds (diodos emissores de luz) pelo traçado de Suzuka. O brilho intenso e veloz das luzes percorrendo a pista, acompanhado pelo barulho do propulsor da Honda, impressionam. O curioso é que em nenhum instante dos 1min30s de duração do vídeo, intitulado “Sound of Honda” (“Som da Honda”), uma imagem do tricampeão de F1 aparece. Nem precisa.

Senna x Prost – No GP do Japão de 1989 Senna lutava contra Alain Prost para levar a decisão do campeonato para a última etapa, o GP da Austrália, mas para isso precisaria vencer as duas últimas corridas. Na largada, Prost assumiu a ponta e sustentou a posição até a 46ª volta, quando Senna tentou uma ultrapassagem. Na chicane, o francês jogou o carro contra o de Senna ambos pararam. Se Senna abandonasse, Prost levaria o título. Mas Senna conseguiu voltar e venceu a prova – mas foi desclassificado.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=M42yGcPRFb4

https://youtube.com/watch?v=uMQgoOaqPnw%3Frel%3D0

Continua após a publicidade

Publicidade