Hingis, ex-número 1 do mundo, volta ao circuito com vitória
Após duas aposentadorias, suíça quer disputar o US Open na chave de duplas
Depois de seis anos longe de competições oficiais, e dois anúncios de aposentadoria, a suíça Martina Hingis, de 32 anos, voltou ao circuito profissional de tênis na madrugada desta quinta-feira. Na disputa de duplas do WTA de Carlsbad, cerca de 150 km ao sul de Los Angeles, na Califórnia (EUA), ao lado da eslovaca Daniela Hantuchova, de 30 anos, ela venceu com tranquilidade a dupla formada pela alemã Julia Goerges e pela croata Darija Jurak, com um duplo 6/1, em 51 minutos. Na segunda rodada do torneio que distribui 800.000 dólares (pouco mais de 1,8 milhão de reias) de premiação total aos tenistas, Hingis e Hantuchova enfrentarão as americanas Raquel Kops-Jones e Abigail Spears, dupla cabeça de chave número 3.
Ex-número 1 do mundo tanto no ranking de simples como no de duplas, Hingis acumula cinco Grand Slams em disputas individuais – US Open (1997), Wimbledon (1997) e Aberto da Austrália (1997, 1998 1999) – e sete Grand Slam nas duplas.
A última vez que esteve na ponta do ranking foi em março de 1997 e em junho de 1998, em simples e nas duplas, respectivamente. Em 2003 abandonou a carreira por causa de uma lesão no tornozelo. Retornou em 2006, e novamente deixou as quadras em 2007, após teste positivo em exame de doping – ela nega ter usado qualquer substância ilícita e diz que decidiu se aposentar por causa de problemas físicos. O plano dela agora é, ao lado de Hantuchova, disputar a chave de duplas en Toronto (Canadá), em Cincinnatti (EUA) e no US Open.
(Com agência Gazeta Press)