Publicidade
Publicidade

Eurocopa-2020: 32 países querem sediar torneio itinerante

Pela primeira vez, competição deverá acontecer em cidades de vários países

Uma cidade terá o privilégio de sediar as duas semifinais e a grande decisão. Istambul, na Turquia, é a grande favorita

Nada menos que 32 países estão interessados em participar da primeira Eurocopa com sedes distribuídas por todo o continente europeu. Em 2020, o torneio deve se estender por treze cidades europeias. O anúncio da lista de candidatas foi feito nesta sexta-feira pela Uefa. Antes disso, a Eurocopa passa pela França em 2016, ainda no formato tradicional, com todos os jogos em apenas um país. De acordo com o presidente da entidade, Michel Platini, as cidades escolhidas para a primeira Eurocopa itinerante serão divulgadas em 25 de setembro de 2014. O cartola francês comemorou a disputa acirrada para participar do torneio. “Estamos extremamente orgulhosos com esse interesse todo, com mais da metade das nossas federações na briga para receber os jogos.”

Publicidade

Leia também:

Leia também: Europeus apoiam mudança da Copa no Catar para o inverno

Platini voltou a defender a realização da Eurocopa com múltiplas sedes, já que isso deverá reduzir os custos para as seleções participantes e para os países envolvidos na competição. Ele destacou que os gastos com construção e reforma de estádios e infraestrutura para receber o público serão muito menores, um alívio para a União Europeia num momento de turbulência econômica. A briga mais dura é para receber a fase final. Um país terá o privilégio de sediar as duas semifinais e a grande decisão. A Turquia é a grande favorita – Platini chegou a garantir que Istambul receberia as partidas caso não fosse eleita na disputa para sediar a Olimpíada de 2020 (Tóquio foi a vencedora). As outras sedes receberão três jogos da fase de grupos e uma partida da fase eliminatória.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

A lista dos 32 países e de suas sedes indicadas para a Eurocopa é a seguinte: Alemanha (Munique), Inglaterra (Londres), Armênia (Erevan), Azerbaijão (Baku), Belarus (Minsk), Bélgica (Bruxelas), Bulgária (Sofia), Croácia (Zagreb), Dinamarca (Copenhague), Escócia (Glasgow), Espanha (Madri, Barcelona, Bilbao e Valência), Finlândia (Helsinque), França (Lyon), Grécia (Atenas), Hungria (Budapeste), Israel (Jerusalém), Itália (Roma e Milão), Cazaquistão (Astana), Macedônia (Skopje), Holanda (Amsterdã), Polônia (Varsóvia e Chorzow), Portugal (Lisboa e Porto), Irlanda (Dublin), República Checa (Praga), Romênia (Bucareste), Rússia (São Petersburgo), Sérvia (Belgrado), Suécia (Solna), Suíça (Basileia), Turquia (Istambul), Ucrânia (Kiev e Donetsk) e País de Gales (Cardiff).

Publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade