Nos últimos 10 anos, apenas quatro brasileiros conseguiram reverter cenário de derrota após partida de ida das oitavas de final da Libertadores
A rodada de ida das oitavas de final da Libertadores da América se encerraram após o empate do São Paulo e a vitória do Flamengo. Palmeiras e Fluminense foram os únicos brasileiros a perder suas partidas, justamente para clubes do mesmo país . PLACAR realizou levantamento sobre o retrospecto das equipes brasileiras que tiveram revés no jogo de ida ao longo dos últimos 10 anos de competição, confira:
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
O futebol brasileiro é, financeiramente, uma potência na América do Sul. O poderio econômico que as equipes do Brasil possuem se refletem em campo, o que explica que, desde 2014, apenas quatro vezes o campeão da Libertadores foi de outro país – San Lorenzo (2014), River Plate (2015 e 2018) e Atlético Nacional (2016).
No entanto, essa força apresenta ressalvas nas fases anteriores da competição. Das 18 vezes que brasileiros perderam a partida de ida das oitavas nos últimos 10 anos, apenas quatro clubes avançaram às quartas. Ou seja, em apenas 22,2% dos casos o clube que perdeu a primeira partida avançou para a próxima fase.
Em 2023, três brasileiros perderam a partida de ida. Athletico, Atlético Mineiro e Internacional perderam para Bolívar, Palmeiras e River Plate, respectivamente.
A equipe gaúcha avançou às quartas após vencer os argentinos, em casa, pelo mesmo placar da ida e passar nos pênaltis, com gol do goleiro uruguaio Rochet.
Jogadores do Inter comemoram classificação – Ricardo Duarte / SC Internacional
O Furacão, que perdeu fora de casa de 3 a 1 para os bolivianos, e o Galo, que perdeu de 1 a 0 em casa para os paulistas, não reverteram o placar e ficaram pelo caminho.
Em 2020, o Inter também perdeu o jogo de ida, dessa vez para o Boca Juniors. O clube brasileiro perdeu de 1 a 0 no Beira-Rio e até devolveu o placar em La Bombonera, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis.
Um ano antes, Flamengo e Athletico perderam a partida de ida. Os flamenguistas, que acabaram sendo campeões do torneio, perderam, no Equador, para o Emelec, por 2 a 0. No Rio de Janeiro, devolveram o 2 a 0 e avançaram nos pênaltis.
Flamenguistas comemoram classificação contra Emelec – Marcelo Cortes / Flamengo
Os paranaenses, no entanto, foram eliminados após perder duas vezes para o Boca Juniors.
Em 2018, quatro equipes brasileiras perderam a partida de ida das oitavas da Libertadores. Grêmio, Corinthians, Flamengo e Santos sofreram revezes e apenas os gaúchos avançaram.
Marcelo Grohe e André comemoram virada contra Estudiantes – Lucas Uebel / Grêmio
O Tricolor perdeu de 2 a 1 para o Estudiantes, em La Plata, venceu pelo mesmo placar em Porto Alegre, levou o jogo para os pênaltis e avançou nas cobranças alternadas.
O Timão, por sua vez, perdeu, no Chile, para o Colo-Colo, não reverteu o placar em casa e ficou pelo caminho. O mesmo aconteceu com Flamengo, que foi eliminado para o Cruzeiro após perder a ida por 2 a 0.
Já o Santos foi eliminado para o Independiente, da Argentina, após perder o jogo de ida por 3 a 0 por conta da escalação irregular de Carlos Sánchez. No campo, a partida terminou 0 a 0. No Pacaembu, o Peixe não conseguiu reverter o resultado e foi eliminado.
Na edição anterior, de 2017, o Athletico foi eliminado para o Santos após perder a partida de ida, em casa, por 3 a 2. Palmeiras e Galo também caíram após perderem, fora de casa, para, respectivamente, Barcelona-EQU e Jorge Wilstermann-BOL, por 1 a 0.
Em 2016, o Grêmio foi eliminado após perder as duas partidas para o Rosario Central, da Argentina. Os gaúchos sofreram com Marco Rúben e, após levar para Rosario uma derrota por 1 a 0, sofrida em casa, não conseguiram reverter o placar.
Corinthians e Cruzeiro perderam suas partidas de ida nas oitavas da Libertadores de 2015. Os paulistas enfrentaram o Guaraní-PAR e perderam de 2 a 0 no Paraguai, não reverteram o resultado e foram eliminados. A equipe mineira, por sua vez, passou nos pênaltis pelo São Paulo após devolver o 1 a 0 da ida.
Cruzeirenses comemoram classificação contra o São Paulo – EFE/PAULO FONSECA
No ano anterior, 2014, Grêmio e Atlético Mineiro perderam para San Lorenzo-ARG e Atlético Nacional-COL, respectivamente. O Tricolor ainda devolveu o placar do jogo de ida, mas foi eliminado nos pênaltis pelos argentinos. O Galo também foi eliminado.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.