Publicidade
Publicidade

Times que perdem primeiro jogo têm dificuldade de passar das oitavas

Nos últimos 10 anos, apenas quatro brasileiros conseguiram reverter cenário de derrota após partida de ida das oitavas de final da Libertadores

A rodada de ida das oitavas de final da Libertadores da América se encerraram após o empate do São Paulo e a vitória do Flamengo. Palmeiras e Fluminense foram os únicos brasileiros a perder suas partidas, justamente para clubes do mesmo país . PLACAR realizou levantamento sobre o retrospecto das equipes brasileiras que tiveram revés no jogo de ida ao longo dos últimos 10 anos de competição, confira:

Publicidade

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

O futebol brasileiro é, financeiramente, uma potência na América do Sul. O poderio econômico que as equipes do Brasil possuem se refletem em campo, o que explica que, desde 2014, apenas quatro vezes o campeão da Libertadores foi de outro país – San Lorenzo (2014), River Plate (2015 e 2018) e Atlético Nacional (2016).

No entanto, essa força apresenta ressalvas nas fases anteriores da competição. Das 18 vezes que brasileiros perderam a partida de ida das oitavas nos últimos 10 anos, apenas quatro clubes avançaram às quartas. Ou seja, em apenas 22,2% dos casos o clube que perdeu a primeira partida avançou para a próxima fase.

Publicidade

Quais clubes perderam a ida das oitavas de final?

Em 2023, três brasileiros perderam a partida de ida. Athletico, Atlético Mineiro e Internacional perderam para Bolívar, Palmeiras e River Plate, respectivamente.

A equipe gaúcha avançou às quartas após vencer os argentinos, em casa, pelo mesmo placar da ida e passar nos pênaltis, com gol do goleiro uruguaio Rochet.

Jogadores do Inter comemoram classificação - Ricardo Duarte / SC Internacional
Jogadores do Inter comemoram classificação – Ricardo Duarte / SC Internacional

O Furacão, que perdeu fora de casa de 3 a 1 para os bolivianos, e o Galo, que perdeu de 1 a 0 em casa para os paulistas, não reverteram o placar e ficaram pelo caminho.

Publicidade

Em 2020, o Inter também perdeu o jogo de ida, dessa vez para o Boca Juniors. O clube brasileiro perdeu de 1 a 0 no Beira-Rio e até devolveu o placar em La Bombonera, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis.

Um ano antes, Flamengo e Athletico perderam a partida de ida. Os flamenguistas, que acabaram sendo campeões do torneio, perderam, no Equador, para o Emelec, por 2 a 0. No Rio de Janeiro, devolveram o 2 a 0 e avançaram nos pênaltis.

Flamenguistas comemoram classificação contra Emelec - Marcelo Cortes / Flamengo
Flamenguistas comemoram classificação contra Emelec – Marcelo Cortes / Flamengo

Os paranaenses, no entanto, foram eliminados após perder duas vezes para o Boca Juniors.

Em 2018, quatro equipes brasileiras perderam a partida de ida das oitavas da Libertadores. Grêmio, Corinthians, Flamengo e Santos sofreram revezes e apenas os gaúchos avançaram.

Marcelo Grohe e André comemoram virada contra Estudiantes - Lucas Uebel / Grêmio
Marcelo Grohe e André comemoram virada contra Estudiantes – Lucas Uebel / Grêmio

O Tricolor perdeu de 2 a 1 para o Estudiantes, em La Plata, venceu pelo mesmo placar em Porto Alegre, levou o jogo para os pênaltis e avançou nas cobranças alternadas.

O Timão, por sua vez, perdeu, no Chile, para o Colo-Colo, não reverteu o placar em casa e ficou pelo caminho. O mesmo aconteceu com Flamengo, que foi eliminado para o Cruzeiro após perder a ida por 2 a 0.

Já o Santos foi eliminado para o Independiente, da Argentina, após perder o jogo de ida por 3 a 0 por conta da escalação irregular de Carlos Sánchez. No campo, a partida terminou 0 a 0. No Pacaembu, o Peixe não conseguiu reverter o resultado e foi eliminado.

Na edição anterior, de 2017, o Athletico foi eliminado para o Santos após perder a partida de ida, em casa, por 3 a 2. Palmeiras e Galo também caíram após perderem, fora de casa, para, respectivamente, Barcelona-EQU e Jorge Wilstermann-BOL, por 1 a 0.

Em 2016, o Grêmio foi eliminado após perder as duas partidas para o Rosario Central, da Argentina. Os gaúchos sofreram com Marco Rúben e, após levar para Rosario uma derrota por 1 a 0, sofrida em casa, não conseguiram reverter o placar.

Corinthians e Cruzeiro perderam suas partidas de ida nas oitavas da Libertadores de 2015. Os paulistas enfrentaram o Guaraní-PAR e perderam de 2 a 0 no Paraguai, não reverteram o resultado e foram eliminados. A equipe mineira, por sua vez, passou nos pênaltis pelo São Paulo após devolver o 1 a 0 da ida.

Cruzeirenses comemoram classificação contra o São Paulo - EFE/PAULO FONSECA
Cruzeirenses comemoram classificação contra o São Paulo – EFE/PAULO FONSECA

No ano anterior, 2014, Grêmio e Atlético Mineiro perderam para San Lorenzo-ARG e Atlético Nacional-COL, respectivamente. O Tricolor ainda devolveu o placar do jogo de ida, mas foi eliminado nos pênaltis pelos argentinos. O Galo também foi eliminado.

Quais clubes perderam a ida da Libertadores e se classificaram?

  • Internacional (2023)
  • Flamengo (2019)
  • Grêmio (2018)
  • Cruzeiro (2015)

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade