Libertadores: com vagas encaminhadas, Brasil pode ter três semifinalistas pelo 3º ano seguido
Inter, Palmeiras e Fluminense obtiveram bons resultados nos duelos de ida; Racing e Boca Juniors defendem a honra dos argentinos na competição
Segue o domínio do futebol brasileiro na Copa Libertadores. Finalizada a rodada de ida das quartas de final, cresce a expectativa de que o país possa ter novamente, pelo terceiro ano seguido, três representantes na semifinal. Inter, Palmeiras e Fluminense venceram seus jogos e têm vagas encaminhadas.
O Inter bateu o Bolívar por 1 a 0, em La Paz, e agora joga por um empate no Beira-Rio, na próxima terça, 29, para avançar. O adversário deste confronto sai do duelo entre Fluminense e Olimpia. A equipe carioca venceu a ida por 2 a 0, no Maracanã, e agora pode até perder por um gol de diferença, em Assunção, na próxima quinta, 31.
O Palmeiras, por sua vez, já está praticamente garantido na semifinal pelo quarto ano seguido, igualando marca do Santos de Pelé, pois goleou o Deportivo Pereira por 4 a 0, na Colômbia, e agora fará jogo protocolar no Alliaz Parque, na próxima quarta, 30. Seu adversário na próxima fase será um argentino, pois Boca Juniors e Racing definem a outra vaga, em Avellaneda, após empate em 0 a 0 na Bombonera.
Está poderá ser a terceira vez na história da competição, todas consecutivas e sempre envolvendo brasileiros, que a Libertadores tem três semifinalistas do mesmo país. Em 2021, o campeão Palmeiras estava acompanhando de Flamengo e Atlético-MG na semifinal; já no passado, Palmeiras, Athletico-PR e o campeão Flamengo jogaram a penúltima fase.
Vencendo a competição deste 2019, o Brasil já encostou na Argentina, país com mais títulos de Libertadores (25 a 22). O Independiente é o maior campeão com sete taças, enquanto o Palmeiras pode se tornar o primeiro tetracampeão entre os brasileiros. A decisão deste ano será jogada dia 4 de novembro, no Maracanã.
Países com mais títulos da Copa Libertadores:
1- Argentina: 25 títulos (12 vices)
2 – Brasil: 22 títulos (18 vices)
3 – Uruguai: 8 títulos (8 vices)
4 – Colômbia: 3 títulos (7 vices)
5 – Paraguai: 3 títulos (5 vices)
6 – Chile: 1 título (5 vices)
7 – Equador: 1 título (1 vice)