O sorteio organizado pela Fifa definiu a estrutura das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. As 54 seleções da Uefa foram divididas em grupos, variando de quatro a cinco equipes. Seleções como Itália, Portugal, Dinamarca, Espanha, Holanda, Croácia e França têm lugar garantido como cabeças de chave, contudo esperam os últimos encontros da Liga das Nações para conhecerem todos os seus adversários.
Este torneio entre seleções europeias influenciou consideravelmente a formação dos grupos nas eliminatórias. Além dos países que ainda disputam vagas nas semifinais da Liga das Nações, outras seleções como Áustria, Bélgica, Inglaterra e Suíça foram alocadas como cabeças de chave, com base em suas posições no ranking da Fifa. A configuração dos grupos também levou em conta o desempenho das seleções na Liga das Nações.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Como foram definidos os grupos nas Eliminatórias?
Os grupos de A a F foram compostos pelas 24 seleções que tiveram melhor desempenho na última Liga das Nações, essas formam grupos de quatro integrantes. Já os demais grupos, de G a L, possuem cinco equipes cada, tendo cada grupo uma seleção adicional para acomodar todas as equipes.
Com a expansão do número de seleções participantes na Copa do Mundo de 2026, de 13 para 16 representantes europeus, o regulamento das eliminatórias europeias sofreu alterações. Apenas a seleção que conquistar o primeiro lugar de cada grupo terá qualificação direta para o torneio das Américas. Enquanto isso, os segundos colocados deverão disputar os playoffs, buscando uma vaga adicional.
Grupo A
- Vencedor de Alemanha x Itália
- Eslováquia
- Irlanda do Norte
- Luxemburgo
Grupo B
- Suíça
- Suécia
- Eslovênia
- Kosovo
Grupo C
- Perdedor de Dinamarca x Portugal
- Grécia
- Escócia
- Bielorrússia
Grupo D
- Vencedor de França x Croácia
- Ucrânia
- Islândia
- Azerbaijão





