Publicidade
Publicidade

Dorival convoca seleção com novidades e sete do futebol brasileiro

Rafael, Beraldo, Murilo, Pablo Maia e Savinho foram chamados pela primeira vez; país fará amistosos contra Espanha e Inglaterra

Cinquenta e um dias após ser anunciado pela CBF, o técnico Dorival Júnior divulgou nesta sexta-feira, 1º, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a lista de 26 nomes da seleção brasileira para as partidas contra Espanha e Inglaterra. Os amistosos ocorrem nos dias 23 e 26 de março, em Londres e Madri, respectivamente. São cinco atletas convocados pela primeira vez: Rafael (São Paulo), Beraldo (Paris Saint-Germain), Murilo (Palmeiras), Pablo Maia (São Paulo) e Savinho (Girona).

Publicidade

Dos escolhidos, sete deles atuam no futebol brasileiro, três entre os debutantes em convocações: Bento (Athletico-PR), Rafael (São Paulo), Murilo (Palmeiras), André (Fluminense), Pablo Maia (São Paulo) e Endrick (Palmeiras).

A lista paras as partidas ultrapassou a quantidade tradicional de 23 jogadores. Inicialmente, Dorival fez uma pré-lista que contava com mais de 50 nomes.

Publicidade

“Fizemos contatos, telefonemas, viagens, um trabalho minucioso para buscarmos o que melhor temos de momento. É natural que em uma convocação muitas coisas acontecem, temos 15 dias até estarmos juntos para a primeira partida, e de repente alguma coisa pode ser alterada. Por outro lado, coloco que nenhuma reformulação pode ser feita de maneira radical. Ela precisa ser contínua e pautada em cima do reconhecimento que alguns desses atletas fizeram ao longo dos anos, por merecerem estar onde estiveram. Observarmos a chegada de alguns jovens oriundos das nossas seleções, assim como das equipes que estão jogando os estaduais. Imaginando que esses jovens estarão em um momento muito bom, outra situação de carreira. Os que foram vendidos recentemente, jogadores promissores que serão acompanhados de perto e merecendo terão suas oportunidades”, iniciou dizendo.

“Foram muitas reuniões com os atletas, nem todos estão. Tentamos fazer uma seleção que volte a nos representar de maneira séria, focada e tendo o reconhecimento do que é vestir uma camisa como a nossa. É a primeira convocação e peço que acreditem neste trabalho, que tenham confiança. Que voltem a viver o mundo da nossa seleção, é tudo o que queremos. Sei que essa relação se aproximará com o tempo, vai ter cada dia mais um momento que consigamos passar tudo o que queremos e desejamos, Essa simbiose vai fazer sermos uma seleção respeitada e forte. Não que nos últimos anos foi diferente. O respeito lá fora nos faz pensar: por que não acontece dentro do nosso país? Primeiro tem que vir aqui de dentro. É um trabalho árduo e não tenho dúvida: vamos alcançar resultados. Confiem no trabalho”, completou.

Contratado para o lugar de Fernando Diniz depois que Carlo Ancelotti, sonho antigo da CBF, que renovou contrato com o Real Madrid, Dorival precisa recuperar a equipe que ocupa a sexta colocação nas Eliminatórias e preparar o time para a disputa da Copa América em junho.

Publicidade

Ele explicou na entrevista coletiva sobre a disparidade para o elevado número de atletas que atuam Europa – 19 contra sete no país.

“Pelo número considerável de jogadores que avaliamos temos uma mescla. Dei uma atenção a merecimento principalmente. A convocação foi muito mais nesse sentido, buscando o máximo. Sendo que muitos outros têm merecimento, mas para uma lista restrito não dá para tê-los no mesmo momento. Muitos serão observados, alguns teremos o primeiro contato. O importante é que as observações não irão parar a partir desta lista. Monitoraremos outros e outros nomes”, prometeu o treinador, que também explicou sobre o critério por jogadores com quem trabalhou recentemente.

“Quando você tem dúvidas e já ter um conhecimento prévio dos atletas influencia, não tem dúvidas. A grande maioria aqui já foram meus atletas. Devo ter encontrado com a maioria deles na minha carreira. É natural que já os conhecendo e tendo noção do que podem entregar ajuda, mas o merecimento é muito claro. É evidente para o que vinha acontecendo. Ficamos, sim, em dúvida de muitos nomes, mas encontramos um equilíbrio”, completou.

Na lista chama atenção a presença do atacante Richarlison, vice-artilheiro do Tottenham. Ele se recupera de uma lesão no joelho que pode afastá-lo por até quatro semanas dos gramados.

“O doutor Rodrigo Lasmar teve contato hoje pela manhã assim que a notícia pipocou nos sites. Estão otimistas, alinharam a situação. Provavelmente fique fora da partida seguinte da sua equipe, mas possível que tenha condições logo à frente. Pelo que foi passado, não veem uma situação que seja um problema, até porque acreditam em solução rápida, como o Marquinhos, zagueiro do PSG, na mesma condição”, explicou.

Antes da competição oficial, o time ainda enfrentará o México, dia 8 de junho, e os Estados Unidos, dia 12, ambos em solo americano.

Confira a lista completa:

Goleiros
Bento (Athletico-PR)
Ederson (Manchester City-ING)
Rafael (São Paulo)

Laterais
Danilo (Juventus-ITA)
Yan Couto (Girona-ESP)
Ayrton Lucas (Flamengo)
Wendell (Porto-POR)

Zagueiros
Beraldo (PSG-FRA)
Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
Marquinhos (PSG-FRA)
Murilo (Palmeiras)

Meio-campistas
André (Fluminense)
Andreas Pereira (Fulham-ING)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Casemiro (Manchester United-ING)
Douglas Luiz (Aston Villa-ING)
João Gomes (Wolverhampton-ING)
Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Pablo Maia (São Paulo)

Atacantes
Endrick (Palmeiras)
Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
Raphinha (Barcelona-ESP)
Richarlison (Tottenham-ING)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Savinho (Girona-ESP)
Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade