Placar - O futebol sem barreiras para você

Casemiro defende Daniel Alves, mas evita ‘pitaco’ em escalação de Tite

Volante minimizou críticas direcionadas ao experiente lateral, jogador mais contestado da lista de 26 nomes, e elogiou boas opções mesmo sem Neymar

Por Da redação |
Casemiro teve atuação destacada na estreia -

Casemiro teve atuação destacada na estreia -

O volante Casemiro saiu em defesa do experiente lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos, jogador mais contestado entre os 26 convocados pelo técnico Tite para a Copa do Mundo do Catar, mas preferiu se esquivar de “pitacos” na escalação para a segunda partida da seleção brasileira no torneio.

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

Sem poder contar com o atacante Neymar e com o lateral-direito Danilo, baixas confirmadas pelo departamento médico da CBF devido a contusões no tornozelo, ainda há mistério sobre quais serão os substitutos utilizados diante da Suíça nesta segunda-feira, 28, às 13h (de Brasília), no estádio 974.

“Primeiro, tenho total consciência e temos que deixar claro: o Daniel Alves não veio aqui de passeio. Se o treinador trouxe ele é porque contamos com ele”, disse.

“Claro que a característica dele é diferente do Militão. O Militão é mais defensivo, enquanto o Daniel Alves tem mais qualidade, tem um pé diferente. Cada um com a sua característica”, completou.

A saída de dois pilares da seleção expôs duas das decisões mais contestadas da convocação: a presença de Daniel Alves, bancado mesmo em má fase no Pumas, do México, e a ausência de Roberto Firmino, em excelente momento no Liverpool e, em tese, um dos mais habilitados a ocupar o posto de Neymar.

Daniel Alves; nome contestado entre os 26 –

A tendência é que Alves assuma o posto. No entanto, o zagueiro Eder Militão aparece como opção, por já ter atuado na lateral, inclusive no amistoso contra Gana, em setembro.

Questionado se lhe causaria surpresa ver o experiente jogador preterido por um zagueiro de origem, improvisado no setor, ele minimizou:

“Uma surpresa? Não, surpresa eu diria que não, até mesmo porque o Militão já correspondeu à altura. Mas se o Daniel Alves está aqui, tem totais condições, e nós confiamos nele. Não precisamos nem falar do Daniel Alves, multicampeão, nós confiamos nele. Está treinando bem, está empenhado, mas quem vai jogar é decisão do treinador”, resumiu.

Para a vaga de Neymar, há uma série de alternativas. Tite pode recolocar Fred na equipe, avançando Lucas Paquetá para a posição de Neymar. O mesmo pode ser feito com Bruno Paquetá. Rodrygo, que entrou bem contra a Sérvia, e já atuou em função semelhante no Real Madrid, e Everton Ribeiro, o único meia de origem, são outras boas opções.

Não faltaram elogios a Rodrygo, antigo companheiro no Real Madrid: “Sempre foi um cara que iluminou meus olhos quando toca na bola, sempre é um prazer de ver ele jogando. É jgoador que pode se chamar de craque. São poucos jogadores como ele no mundo, sempre que toca na bola faz algo bonito. Quem gosta de futebol, gosta de assistir o Rodrygo jogar”.

Rodrygo em ação pela seleção brasileira –

“Mas temos outros jogadores que estão correspondendo à altura, tem Vini, Richarlison, Raphinha, Jesus. Nós lá de trás até brincamos, às vezes dá até pena do adversário. Você tira Raphinha, coloca Antony, sai Richarlison, entra Jesus, Martinelli, o leque é bem grande. Isso é bom para nós. Temos que ser realistas em falar que o Neymar é o craque do time”, acrescentou.

Casemiro passou a maior parte da coletiva respondendo a temas também fora do ambiente da seleção no Catar, como manifestações de ódio ao atacante Neymar nas redes sociais e a saída do craque português Cristiano Ronaldo do Manchester United, a quem disse já ser “grandinho para tomar suas próprias decisões.

“Quando você deseja o mal para uma pessoa, independente de quem seja, é muito grave. Eu fico muito triste, principalmente por ser uma pessoa que ajuda tanta gente, que tem um coração enorme. O Neymar não merece isso”, concluiu.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN

Sair da versão mobile