Publicidade
Publicidade

Como o Corinthians pode escalar o time com Memphis Depay

O badalado reforço holandês tem características para atuar em diversas funções no ataque, mas seu encaixe pode exigir compensações defensivas

A maré é de esperança no Corinthians. Com a classificação para a semifinal da Copa do Brasil, o Timão também vive dias de sonhar com uma recuperação no Brasileirão, em movimento puxado pela contratação de Memphis Depay.

Publicidade

Atacante holandês de 30 anos com duas Eurocopas e duas Copas do Mundo na bagagem, o atacante foi apresentado à torcida. Diante de mais de 45.000 pessoas, ele foi recepcionado com fogos, antes de assistir a vitória por 3 a 1 sobre o Juventude.

Depay acumula passagens por gigantes, como Manchester United, Barcelona e Atlético de Madrid, e deve ser titular da equipe de Ramón Díaz. Entretanto, uma dúvida começa a pairar: como Memphis pode ser escalado?

Publicidade

As características de Memphis

Antes de tudo, é importante pontuar que o novo camisa 94 (ano de seu nascimento) não é um ponta ou um centroavante clássico. Suas principais valências são o refinamento técnico, a boa visão e facilidade para executar dribles curtos.

Memphis Depay posou com a camisa do Timão em Itaquera - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Memphis Depay posou com a camisa do Timão em Itaquera – Rodrigo Coca/Agência Corinthias

Com esses pontos fortes, tem atuado recentemente como um atacante de mobilidade. Função essa que o permite circular com liberdade no campo ofensivo, tanto para confundir a referência adversária como para enxergar o jogo de frente.

O que Ramón Díaz pode fazer?

Ramón Díaz não é um técnico posicional. Ou seja, é possível enxergar o argentino trabalhando com um ataque mais fluido, trabalhando com a bola como referência.

Publicidade

Nesse sentido, a dúvida que passa pela ocupação de espaços não deve existir. Isso possibilita a escalação de Memphis ao lado de nomes mais técnicos, como Rodrigo Garro.

A partir daí, as escolhas devem ter teor adaptáveis. Contra adversários que exijam extrema dedicação defensiva dos atacantes alvinegros, um companheiro de Memphis deve ser Ángel Romero.

Com o paraguaio em campo, o holandês pode ser poupado de obrigações sem bola. Além de ter um companheiro versátil, que pode ser boa opção para corridas na diagonal.

Entretanto, é impossível descartar que Memphis Depay seja escalado junto de Yuri Alberto. Muito criticado pela torcida por desperdiçar chances claras, o camisa 9 tem como destaque o ataque aos espaços vazios, com muita velocidade.

Emiliano Díaz, auxiliar-técnico do Corinthians e filho de Ramón, deu pistas sobre o reforço em coletiva de imprensa após vencer o Juventude. “Aqui no Brasil tem muitos fatores além do tático para analisar. Ele Memphis] pode jogar bem em qualquer posição. É um atacante e pode jogar de segundo ponta. Temos muitas variações, a dor de cabeça é um pouco maior para nós, mas ficamos contentes.”

Mapa de calor de Memphis durante a Euro 2024 - Sofascore
Mapa de calor de Memphis durante a Euro 2024 – Sofascore

Os outros reforços

Talles Magno e André Carrillo são outros reforços desta janela. Ambos, pelo modelo trabalhado pelo treinador, não são incompatíveis com Memphis.

Os dois nomes certamente alternarão titularidade, visto que se tratam de atletas com boa capacidade de associação partindo dos lados. Carrillo ainda pode ser um terceiro homem de meio-campo.

E sem bola?

Um motivo de grande atenção em Memphis é sua situação física. Depois de sofrer com muitas lesões em sequência, o atacante se tornou um atleta que deixa a desejar no momento defensivo.

Longe de ser referência quando o assunto é a explosão, dificilmente deve cumprir grandes funções defensivas. Assim, naturalmente, é de se esperar o Timão se fechando com linhas mais baixas composta por outros jogadores, enquanto Memphis fica à frente.

Publicidade