O Campeonato Brasileiro de 2024 está prestes a começar e enquanto a redação de PLACAR acelera para fechar o guia da competição, o blog #TBT, que todas as quintas-feiras recupera um tesouro de nossos 54 anos de arquivos, vasculhou a edição de 20 anos atrás – e não se arrependeu. O Brasileirão de 2004, o segundo realizado por pontos corridos, vencido pelo Santos, revelou uma série de estrelas do futebol nacional (e ajudou a aposentar outras tantas).
Um dos casos mais emblemáticos é o do Juventude, que em 2024 está de volta à elite. Há duas décadas, o clube de Caixas do Sul contava com uma jovem promessa em sua defesa, Thiago Silva, então com 19 anos, e um atleta experiente no ataque, Fernando Diniz, de 30. Curiosamente, a torcida do Fluminense sonha com este reencontro em 2024 – o defensor de 39 anos está em fim de contrato com o Chelsea e pode retornar ao time dirigido por Diniz.

Thiago Silva e Fernando Diniz no Juventude, no Guia do Brasileirão de 2004 – PLACAR
Outro grande “achado” vem do Criciúma, outra equipe de volta à elite 20 anos depois. O destaque do time catarinense era Douglas, com uma definição que se mostraria polêmica ao destacar sua “boa noção de marcação.” Então com 22 anos, ele brilhou na competição, mas não conseguiu evitar o rebaixamento do Tigre. Anos depois, Douglas viraria ídolo de Corinthians e Grêmio.












