O Racing Club está perto de soltar mais um grito inédito nesta quinta-feira, 27. O tradicional clube argentino da cidade de Avellaneda, na grande Buenos Aires, entra com boa vantagem sobre o Botafogo (venceu a ida por 2 a 0) para o jogo de volta da Recopa Sul-Americana 2025, no Estádio Nilton Santos.
La Academia se credenciou a disputar esta taça ao vencer o Cruzeiro na final da Sul-Americana do ano passado, pondo fim a um jejum internacional que já durava 36 anos. Coincidentemente, o técnico Gustavo Costas, uma lenda local, também estava presente, como zagueiro, no título anterior, o da Supercopa Sul-Americana de 1988.
O torcedor racinguista, portanto, vive hoje dias de orgulho e euforia, bem diferente da realidade vivida na virada do século. Em 1999, em meio a uma gravíssima crise financeira, o Racing teve decretada a sua falência. Com a ajuda fundamental de seus fanáticos, se reergueu e conseguiu o título argentino dois anos depois, em 2001, com o então jovem atacante Diego Milito como um dos destaques. Hoje, o ídolo é presidente do clube.
A redenção do Racing mereceu destaque na edição de PLACAR de dezembro de 2001, dias antes da confirmação do título histórico. O texto do jornalista argentino Elías Perugino tratou o Racing como o “Santos da Argentina”, por se tratar de um time simpático a todos os clubes, exceto um, claro.
“Atrás de Boca e River no ranking de popularidade, o Racing foi um pouco ‘a equipe de todos’ no Torneo Apertura (menos dos torcedores do Independiente, seu rival histórico de Avellaneda, fonte das gozações mais cruéis por tantos anos de desventuras, que incluem duas temporadas na segunda divisão). Estranhamente fartos de chutar cachorro morto – o segundo esporte nacional na Argentina -, os torcedores que amam outras cores deram seu veredicto: ‘Se minha equipe não for campeã, que seja o Racing'”, escreveu Perugino, redator-chefe da revista El Gráfico e parceiro de longa data de PLACAR.
O blog #TBT PLACAR, que todas as quintas-feiras recupera um tesouro de nossos arquivos, reproduz o trecho abaixo na íntegra:







