Atlético de Madri decide retornar ao antigo escudo
Modernização adotada em 2017 não foi bem recebida e movimento aprovado pelos sócios definiu mudança para 2024
Depois de uma remodelação, o Atlético de Madri retornará ao seu antigo escudo. Em movimento aprovado pelos sócios do clube espanhol, foi decidido trazer de volta a versão anterior do emblema, que foi modificada na temporada 2017/2018, por uma versão semelhante, mas modernizada. A mudança será oficializada para a temporada 2024/25.
Aproximadamente 56% dos sócios do clube participaram da votação, e o resultado foi o retorno do novo escudo, com 88% dos votos a favor dessa alteração. Em um comunicado oficial, o clube afirmou que tomará as medidas necessárias para exibir o escudo acordado a partir de 1º de julho de 2024 em várias plataformas, como estádios, instalações da Academia, sinalizações, ambientes virtuais e em meios de comunicação de terceiros.
Una vez finalizada la votación vinculante en la que han participado 77.690 socios, el club cambiará su escudo a partir del 1 de julio de 2024: https://t.co/T9x9Sny8HQ pic.twitter.com/NSn7SysFPx
— Atlético de Madrid (@Atleti) June 30, 2023
As duas versões têm diferenças sutis, com a manutenção das principais cores e do icônico urso no canto superior esquerdo. Porém, a troca realizada há cerca de cinco anos, coincidindo com a mudança do clube de estádio do Vicente Calderón para o Metropolitano, não foi bem recebida por grande parte da torcida.
A campanha pela volta do escudo mais tradicional, que é usado desde a década de 1960, contou com o apoio de figuras importantes da história do clube, incluindo jogadores e o treinador atual, como Griezmann e Diego Simeone, que usaram as redes sociais para expressar suas preferências.
A onda do ‘rebranding’
O movimento de remodelações de identidade visua – o chamando rebranding, no jargão da publicidade – tem se tornado cada vez mais frequente. O último caso mais chamativo foi o da Fiorentina, da Itália. No Brasil, o Athletico Paranaense foi o mais ousado ao alterar não apenas seu emblema, mas também seu nome (incluiu um H) e até seu uniforme, em 2018.
Um ano antes, a Juventus escandalizou a Itália com seu novo logo (este foi exatamente o termo usado pelo clube de Turim, em detrimento a escudo ou emblema), um J estilizado, para lá de minimalista.
Outra mudança marcante foi a do Manchester City. Em dezembro de 2015, o clube inglês lançou o novo escudo baseado em um desenho usado pelo clube entre os anos de 1972 e 1977. A mudança foi drástica, a águia e as três estrelas foram substituídas por um emblema circular com uma rosa vermelha e o desenho de um navio veleiro. O clube explicou ter feito uma série de pesquisas com torcedores e adotou o novo modelo na temporada 2016/2017.
O Atletico de Madrid, da Espanha, evitou uma descaracterização na mudança de seu símbolo, em dezembro de 2016. O clube anunciou a modernização de forma conjunta com o nome do novo estádio, o Wanda Metropolitano. O novo escudo teve um escurecimento do tom de azul, além de extremidades mais arredondadas.
No Brasil, o Atlético-GO também lançou, em meio as comemorações pelo aniversário de 83 anos do clube, um novo design para o escudo, mantendo as cores e a sigla ACG (Atletico Clube Goianiense), mas com drástica mudança de conceito.
Confira, abaixo, uma galeria com antigos e novos escudos: