Rubiales é suspenso pela Fifa após beijo forçado em Jenni Hermoso
Dirigente havia descartado sua demissão para seguir à frente da Real Federação Espanhola de Futebol, apesar da pressão; decisão é provisória com duração de 90 dias
O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, está suspenso de suas atividades. A decisão provisória, com duração de 90 dias, foi determinada pelo Comitê Disciplinar da Fifa após o polêmico episódio em que o dirigente beijou de maneira forçada e sem consentimento a atleta da seleção Jenni Hermoso, durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo feminina.
Com a suspensão, Rubiales não poderá participar de nenhuma atividade relacionada ao futebol, seja no âmbito nacional (espanhol) ou internacional, por 90 dias. A Fifa já havia aberto investigações contra o dirigente na última quinta-feira, 24, citando um “comportamento ofensivo” do espanhol.
O episódio gerou manifestações em todo o país e no mundo do futebol, resultado em uma grande pressão para a saída de Luis Rubiales do cargo de presidente da federação. O ministro dos Esportes e da Cultura, Miquel Iceta, tratou o gesto como inaceitável e cobrou desculpas públicas. O deputado do Parlamento Europeu, Ernest Ustasun, também exigiu sua saída.
Na última sexta-feira, 25, Rubiales convocou uma Assembleia Extraordinária, em Madrid, indicando que entregaria o cargo. No entanto, o presidente contrariou as expectativas e descartou a renuncia: “Um selinho consentido é motivo para me tirarem daqui? Se alguém quer cometer tal atrocidade, vou me defender. Este é o órgão que me elegeu. Este é o órgão ao qual tenho que dar todas as explicações, por isso comecemos sem mais delongas. Há muitas pessoas que, embora silenciadas, me apoiam. Eu diria que mais até do as que estão contra e estão cometendo um assassinato social”, disse.
O dirigente ainda negou qualquer tipo de assédio: “Não há desejo e não há posição de domínio. Todas as pessoas entendem isso mesmo que estejam vendendo outra coisa, em nome de um falso feminismo, que é um grande flagelo neste país. Foi um beijo espontâneo. Jenni me disse: ‘você é um craque’; eu respondi: ‘Um selinho?’ E ela disse: ‘Tudo bem”.
Ainda nesta sexta-feira, a jogadora Jenni Hermoso se pronunciou após a fala de Rubiales e rebateu negando qualquer consenso na atitude do dirigente: “Quero esclarecer que, como se vê nas imagens, em nenhum momento consenti no beijo que ele me deu e, claro, em nenhum caso procurei levantar o presidente. Não tolero que se coloque em dúvida minha palavra e muito menos que sejam inventadas palavras que não disse”.