A Champions League 2024/2025 começa nesta terça-feira, 17, com a expectativa voltada também para jovens técnicos que prometem brilhar no torneio. Pelo menos seis promissores nomes que vivem suas primeiras temporadas em novos clubes podem surpreender no troféu mais cobiçado do continente europeu.

Em gigantes europeus, Thiago Motta (Juventus), Nuri Sahim (Borussia Dortmund), Vincent Kompany (Bayern de Munique) e Arne Slot (Liverpool) devem ter caminho mais estreito a uma grande campanha.

Já no caso de Vincenzo Italiano, do Bologna, e Brian Priske, do Feyenoord, a situação deve ser mais complicada. Os jovens nomes estão substituindo Motta e Slot, respectivamente, e terão que lidar com essa pressão junto à expectativa por uma boa campanha sem bilionários investimentos.

Thiago Motta (Juventus)

Thiago Motta, técnico da Juventus - Divulgação / Juventus

Thiago Motta, técnico da Juventus – Divulgação / Juventus

Brasileiro naturalizado italiano, o treinador chegou à gigante equipe de Turim após brilhar no Bologna. Aos 42 anos, Motta se destacou com um modelo de jogo repleto de liberdade posicional, com trabalho da posse desde o goleiro e meio-campo congestionado.

Na Juve, a predileção pelo uso da bola segue, o que faz a expectativa crescer sobre uma equipe vistosa. Com jovens nomes também dentro de campo, o time deve atrair bons olhares e pode voltar às glórias a nível europeu.

Nuri Sahim (Borussia Dortmund)

O ex-meio-campista que marcou história no Borussia Dortmund está de volta. Agora como treinador, Sahim tenta reeditar o sucesso que teve nos campos já em seu segundo trabalho à beira do campo.

Aos 36 anos, o turco foi auxiliar técnico da equipe em 2023/24  na temporada que terminou com o vice-campeonato da Champions League. Agora, como comandante principal, deve escalar uma equipe que utilize bem a posse e a pressão pós-perda.

Arne Slot (Liverpool)