Real Madrid busca nova ‘remontada’; relembre viradas da última década
Equipe merengue saiu atrás do Arsenal em jogo das quartas de final da Champions, mas histórico de classificações heróicas pesam a favor

O Real Madrid tem uma tarefa árdua pela frente, nesta quarta-feira, 16, pela Champions League 2024/25. Após perder a ida por 3 a 0 diante o Arsenal, os Merengues precisam de uma virada histórica para alcançar as semifinais.
A diferença de três gols, no entanto, foi revertida pelo Real apenas uma vez na história da competição. Foi em 1975/76, nas oitavas de final, quando o Madrid foi derrotado pelo também inglês Derby County por 4 a 1 na ida, mas aplicou 5 a 1 na volta.
Fora isso, nas outras duas vezes que perdeu por três gols em uma ida de Liga dos Campeões, foi eliminado. Na semifinal de 1986/87, não reverteu o 4 a 1 do Bayern de Munique, assim como em 2012/13, na mesma fase, não conseguiu virar o mesmo placar.
Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 14, véspera do jogo, Carlo Ancelotti detalhou o que o Merengue precisa para o resultado, citando lema do tenista espanhol Carlos Alcaraz. “Precisamos fazer o nosso melhor jogo para tentar virar o jogo. Hoje é muito complicado, mas amanhã tentaremos mudar esse pensamento. Jogue com a cabeça, com o coração… e com os culhões, como disse Alcaraz.”
Todavia, resultados históricos se tornaram normais para os madrilenhos nos últimos anos. Ainda assim, na última década, foram “só” três remontadas depois de perder a primeira partida. Relembre:
Quartas de final de 2015/16

O Real Madrid, que caminhava à sua 11ª taça de Champions, quase parou nas quartas de final. Após perder a ida para o Wolfsburg, por 2 a 0, os Merengues tiveram que recorrer a uma noite especial no Santiago Bernabéu.
Jogando em casa, Cristiano Ronaldo foi o nome da noite. O Madrid venceu por 3 a 0, sacramentou a classificação e seguiu rumo ao título.
Oitavas de final de 2021/22

Já com boa parte da geração atual em campo, os Merengues tiveram campanha histórica em 2021/22. E começou já nas oitavas de final, quando uma derrota na ida, por 1 a 0, para o PSG, complicou a situação.
Porém, em casa, o Real Madrid fez valer o apoio da torcida. Depois de começar perdendo com gol de Kylian Mbappé (hoje um galático), os madridistas viraram com hat-trick de Karim Benzema, entre os minutos 61 e 78.
Semifinal de 2021/22

A remontada diante do PSG já credenciava o Madrid a mais uma nas semifinais. No entanto, a derrota por 4 a 3 na ida, com direito a gol de Benzema para diminuir o placar, foi para o potente Manchester City de Pep Guardiola.
Na volta, o sonho parecia se esvair, quando Riyad Mahrez abriu o placar para os citizens, a 17 minutos do fim. Em novo momento de catarse, os espanhóis viraram, com dois gols de Rodrygo, aos 45 e 46 minutos da etapa final. Na prorrogação, Karim Benzema marcou o terceiro, garantindo a classificação para a final, que mais tarde seria vencida.