• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo RB Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Champions League

PLACAR lança o guia da Champions League 2025/26; garanta o seu

Já disponível em versão digital, edição de setembro destrincha as 36 equipes participantes da Liga dos Campeões, com fichas técnicas, tabelão, estatísticas e mais; confira atrações

Publicado por: Luiz Felipe Castro em 05/09/2025 às 12:13 - Atualizado em 05/09/2025 às 12:23
PLACAR lança o guia da Champions League 2025/26; garanta o seu
Capa da edição 1527, o gioa da Champions League 2025/26

O guia PLACAR da Champions League 2025/26 chegou. Os amantes da principal competição de clubes do mundo poderão acompanhar tudo sobre o torneio nas páginas da edição de setembro, que apresenta cada uma das 36 equipes que sonham erguer a Orelhuda.

O guia da 71ª edição da Liga dos Campeões já está disponível em versão digital (clique aqui e vire membro). Já a versão impressa chega à nossa loja na próxima quarta-feira, 10 de setembro, e chega às bancas de todo o país a partir do dia 13.

A publicação conta com fichas de 288 jogadores, com informações como posição, altura, idade, data e local de nascimento, clubes pelos quais atuou, além do histórico completo na Champions.

O guia apresenta o momento de cada uma das equipes para a disputa desta temporada, além de fichas com a descrição de cada clube, com seus respectivos dados como nome do estádio, data de fundação, estádio, forma como se classificou e os principais títulos ou melhor colocação.

A edição de colecionador ainda conta com perfis dos treinadores, os jogadores destaques e as novidades de cada equipe, além dos esquemas de jogo e os times-base de cada um dos classificados à fase de grupos, e os uniformes (titular e reserva) que serão utilizados pelos times ao longo da temporada, desenhados pelo ilustrador Marcelo Padron.

No começo da edição, há um tabelão com todos os jogos da competição para ser preenchido, além de um página de almanaque, com recordes e marcas importantes da competição.

No fim, PLACAR apresenta também a Liga Europa e a Conference League, com os grupos de cada uma das competições.

Confira a carta ao leitor da edição 1527:

A BOLA SEMPRE NO 10

La pelota siempre al diez. A expressão popularizada na Argentina de Maradona, Riquelme, Messi e companhia resume bem a estratégia mais antiga e efetiva do futebol: levar a redonda ao craque para que ele possa resolver. Desde que um tal Edson Arantes do Nascimento se transformou em Rei Pelé, aos 17 anos, envergando por acaso a camisa 10 do Brasil campeão do mundo na Suécia em 1958, o número adquiriu um novo significado. É uma honraria que deveria ser concedida apenas ao jogador distinto, aquele capaz de enxergar o que ninguém mais viu e decidir as partidas com passes ou gols que desmontam defesas.

Como se sabe – e foi debatido por PLACAR em diversas reportagens nos últimos anos – o papel do clássico maestro teve de se adaptar à fisicalidade cada vez maior do jogo, e talvez o Brasil seja a potência da modalidade que mais tem sofrido nesse aspecto. A temporada 2025/26 da Liga dos Campeões, no entanto, tende a nos brindar com uma nova geração de atletas extraclasse. De bate-pronto, o nome mais empolgante é o de Lamine Yamal, o prodígio espanhol de 18 anos que já se exibiu pela Espanha na conquista da Eurocopa de 2024 e por pouco não conduziu com o brasileiro Raphinha o Barça à última final. Canhoto, habilidoso e goleador, Yamal trocou nesta temporada a camisa 19 pela 10 e não se intimidou com a condição de herdeiro natural de Messi no Camp Nou.

“Lamine é um ET. Não digo que seja como Messi, mas é quem mais se parece com ele nessa idade, é uma loucura”, definiu Ander Herrera, veterano meia espanhol, atualmente no Boca Juniors, em recente entrevista exclusiva disponível na PLACAR
TV. “O camisa 10 desapareceu um pouco porque cada vez mais os jogadores são atletas. O camisa 10 que flutua-va pelo meio-campo não tem mais espaço, ele pega a bola e a marcação já chega. É preciso pensar muito rápido e ser quase perfeito para jogar aí”, complementou Herrera, que apostou em Neymar, amigo dos tempos de PSG, como o 10 mais clássico em atividade.

Outros jovens cheios de talento e ousadia assumiram o número dos craques nesta temporada. O meia-atacante francês Rayan Cherki, vindo do Lyon, é a nova aposta do Manchester City, enquanto o inglês Eberechi Eze, ex-Crystal Palace, foi disputado a tapa no mercado até assumir a 10 do Arsenal. Herói do vizinho Chelsea no Mundial de Clubes, Cole Palmer também recebeu a numeração mais nobre. Uma coincidência une os quatro citados. São jogadores nascidos na Europa, mas com ascendência em outros continentes: Yamal (Marrocos e Guiné Equatorial), Cherki (Argélia), Eze (Nigéria) e Palmer (São Cristóvão e Névis). É mistura que dá samba no velho continente.

Esta edição também marca a mudança de ares de dois autênticos maestros. O belga Kevin de Bruyne, um 10que eternizou a 17 no City, agora enverga outro azul-celeste, o do campeão italiano Napoli – e só não assumiu a numeração de Maradona porque ela está aposentada. Já o croata Luka Modric deixou o Real Madrid após 13 anos e 28 títulos conquistados, cedendo a 10 merengue a Kylian Mbappé, cada vez mais dono do time. Em respeito a Rafael Leão, que já era o dono do número no Milan, Modric ficou com a 14 rossonera, fazendo jus ao apelido de Johan Cruyff dos Bálcãs.

Há outros casos de potenciais 10 envergando outras camisas, como o alemão Florian Wirtz, novo 7 do Liverpool e jogador mais caro da janela, e, por que não, o brasileiro Estêvão, em busca de espaço com a 41 do Chelsea. Enquanto a seleção brasileira ainda procura novos herdeiros – e a última convocação de Carlo Ancelotti, sem Neymar e Rodrygo e com apenas Lucas Paquetá como um meia de origem, deixa isso claro –, resta-nos desfrutar dos novos e velhos craques na competição de clubes mais badalada do planeta. Aos brucutus, vale o lembrete: a bola sempre no 10.

Baixar o aplicativo Placar

Baixe nosso aplicativo

Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo

Baixe nosso app