Estêvão vive bom início no Chelsea. Depois de se tornar o jogador mais jovem a dar uma assistência e marcar um gol pelo clube de Londres na Premier League, o atacante brasileiro tornou-se também o mais jovem a balançar as redes pelos Blues na Champions League, na última quarta-feira, 22.
O jogador revelado pelo Palmeiras, que completou 18 anos em 24 de abril, foi titular goleada por 5 a 1 sobre o Ajax, em Stamford Bridge, e marcou, de pênalti, o gol do recorde. Curiosamente, Estêvão quebrou um recorde que durou poucos minutos. Marc Guiu, de 19 anos e 291 dias, abriu o placar diante do Ajax.
Com dois gols e uma assistência nessas 11 partidas, o meia-atacante foi titular cinco vezes. Os números, que representam média de 0,27 participações diretas por jogo, no entanto, ainda deixam o jovem com o pior início entre as últimas joias brasileiras que foram para a Europa.
O número das outras joias
Antes de Estêvão desembarcar no Velho Continente, o Brasil contou com duas promessas de mesmo estilo chegando. Foram Rodrygo e Vinicius Júnior, contratados pelo Real Madrid, em 2018 e 2019, respectivamente.

Vini Jr e Rodrygo, pelo Real Madrid – Kiko Huesca/EFE
Vini, formado na base do Flamengo, chegou à Espanha e exigiu maior período de adaptação, tendo cinco das primeiras 11 partidas (mesmo recorte de Estêvão) pelo Real Madrid de Castilla, da terceira divisão espanhola.
Nesse período inicial, o atual detentor do The Best Fifa somou cinco gols e três assistências. Ainda assim, é imporante pontuar que quatro dos tentos ocorreram pela equipe B dos merengues.
Rodrygo, por sua vez, fez apenas dois jogos pelo Castilla, anotando um gol. Os outros nove ocorreram pelo Real Madrid principal, em que balançou a rede cinco vezes e deu uma assistência, com destaque para um hat-trick contra o Galatasaray, pela Champions League de 2019/20.

Neymar chegou ao Barcelona em 2013 – EFE/Toni Albir
Já Neymar, o brasileiro mais influente das últimas décadas, foi quem mais brilhou. Em 11 jogos pelo Barcelona nas temporadas 2013/14, fez três gols e assistiu em seis.
O início dos brasileiros na Europa
Estêvão – Chelsea
11 jogos (5 como titular)
2 gols
1 assistência
Rodrygo – Real Madrid e Real Castilla
11 jogos (7 como titular)
6 gols
1 assistência
Vinicius Júnior – Real Madrid e Real Castilla
11 jogos (6 como titular)
5 gols
3 assistências
Neymar – Barcelona
11 jogos (8 como titular)
3 gols
6 assistências





