Kairat e Sporting têm patrocínios de bets – FILIPE AMORIM / AFP
A temporada 2025-2026 da Champions League segue a todo vapor e retoma nesta semana com grandes confrontos válidos pela 5a rodada; entre eles, Ajax x Benfica, Manchester City x Bayer Leverkusen, Chelsea x Barcelona, PSG x Tottenham, Liverpool x PSV, Arsenal x Bayern de Munique e Atlético de Madrid x Internazionale. A 71a edição do torneio conta com 36 agremiações de 11 países diferentes.
Se no Brasil o mercado de apostas está aquecido e presente em 100% do Campeonato Brasileiro, nos outros continentes essa propriedade é menor, mas não foge muito à regra. Dos 36 times que iniciaram a disputa da temporada 2025/2026 da Champions League, nesta semana, 25 deles possuem parcerias com casas de aposta, entre eles os finalistas da última edição, PSG e Chelsea.
Nas duas equipes, a exposição não está na camisa, mas as bets utilizam os espaços institucionais para promover divulgações, promoções e anúncios.
No PSG, a parceria com a 1xBet acontece desde meados de 2022. Em maio deste ano, o clube fez um post nas redes sociais, nos diferentes países onde tem conta, para promover uma divulgação.
Já o Chelsea anunciou em janeiro deste ano o patrocínio com a Roobet, e no comunicado, informou que para a parceria visava a América Latina e o Canadá, permitindo a visibilidade de marca e alcance em 32 mercados-chave, aprimorando a experiência de seus usuários com conteúdo promocional e campanhas exclusivas.
“A presença das casas de aposta em clubes como PSG e Chelsea mostra como esse mercado se tornou global e estratégico para o futebol. Junto com essa expansão, cresce também a responsabilidade de promover uma cultura de jogo consciente. O entretenimento precisa vir acompanhado de informação, limites e orientação”, afirma Daniel Fortune, influenciador digital especializado em Jogo Responsável.
Cinco clubes têm bets como patrocinador máster
Além de PSG e Chelsea, outras potências mundiais possuem alguma relação com bets. São os casos de Arsenal (Betway), Barcelona (1xBet), Bayern de Munique (Betano e 188Bet), Bayer Leverkusen (Tipwin), Benfica (Betano), Borussia Dortmund (Bwin e StarGames) , Manchester City (Betway), Napoli (Bet365) e Real Madrid (SportyBet e VersusBet).
“É legítima a discussão sobre a sustentabilidade ou não dos patamares aos quais chegaram os valores de patrocínio das casas de aposta no Brasil, que refletem o boom do mercado de apostas e a luta pela economia da atenção neste mercado, no entanto é inegável que o setor de apostas manterá uma relação sempre estreita com o futebol, como ocorre ao redor do mundo em mercado mais maduros que o brasileiro”, analisa Marcos Sabiá, CEO da Galera Bet.
Dos 25 clubes, 10 deles estampam na camisa as parcerias com as bets, sendo cinco como patrocínio master: Club Brugge, da Bélgica (Betsson), Copenhague, da Dinamarca (Unibet), Inter de Milão (Betsson), Kairat, do Cazaquistão (1xBet), e Sporting, de Portugal (Betano).
Os outros cinco estão em outras propriedades: Benfica (Betano), nas mangas, Galatasary (Misli), nas mangas, Juventus (VersusBet), nas costas, Olympique Marseille (Parions Sports), na omoplata, e Mônaco (VBet), no calção.
Além deles, possuem patrocínios com empresas de apostas: Atalanta (Itália), Athletic Bilbao (Espanha), Newcastle (Inglaterra), Slavia Praha (República Tcheca) e Tottenham (Inglaterra).
“Esses números mostram que trata-se de um mercado maduro e regulamentado em vários países, comprovando uma realidade de investimento nas principais ligas do mundo; algumas mais, outras menos, mas que demonstram a importância desta indústria global no futebol, com investimentos fundamentais para as receitas dos clubes, seja pela exposição nas camisas, seja pela parceria institucional”, diz Nickolas Ribeiro, sócio e fundador do Grupo Ana Gaming, detentor das marcas 7k, Vera e Cassino.
“O mercado de bets se tornou maduro e seguro em vários países do mundo principalmente após a regulamentação, e a Inglaterra é referência neste sentido. Mesmo com a mudança na lei, os clubes seguem dependentes, inclusive nas parcerias comerciais, porque é uma indústria que não para de crescer e traz benefícios não apenas financeiramente, mas com ativações junto aos torcedores e no digital, o que hoje em dia faz muita diferença”, diz Hans Schleier, COO da Casa de Apostas.
Normas diferentes na Premier League
West Ham, de Lucas Paquetá, é patrocinado pela Betway – OLI SCARFF/AFP
Na Inglaterra, aliás, a Premier League entra no último ano a permitir o patrocínio com empresas de apostas na parte frontal dos uniformes. A mudança na lei foi aprovada em 2023 e terá início a partir da temporada 2026/27, permitindo, no entanto, que as parcerias continuem na parte traseira ou nas mangas.
O patrocínio de bets na Inglaterra cresceu mais de 1000% nas últimas duas décadas na Premier League. O primeiro clube a ser patrocinado por uma bet foi o Fulham, ainda em 2002-2003, com a Betfair. O ‘boom’ na Inglaterra se deu pra valer na temporada 2016-17, com 10 clubes com marcas nos uniformes, tendo chegado a 11 na última temporada, e retomado a 10 em 2025-26.
A mudança na lei, que vai tirar os patrocínios de bets na parte frontal das camisas, deve gerar um impacto negativo superior a 40 milhões de libras por ano na Premier League, de acordo com levantamento feito pela Liga Inglesa de Futebol (EFL).
“Com bases de fãs significativamente grandes e fiéis, patrocínios esportivos podem funcionar para marcas que buscam reconhecimento, notoriedade e retenção”, afirma Alex Rose, CEO da InplaySoft, empresa inglesa que atua na criação e no desenvolvimento de plataformas e provedores para as casas de apostas.
Como funciona o mercado de patrocínios nas principais ligas
Rivais, Grêmio e Inter são patrocinados pela Alfa – LUCAS UEBEL/GREMIO
Sem dúvida alguma, o Brasil é o país com mais clubes patrocinados por bets, 100% no total. Pegando como base as principais ligas do mundo, quem mais se aproxima do país é Portugal. Dos 18 clubes da elite, 12 são patrocinados por alguma bet (67%), sendo que 11 estão no máster. São eles Sporting, Benfica, Porto, Braga, Famalicão, Vitória, Rio Ave Arouca, Estoril Praia, Gil Vicente, Moreirense, Santa Clara e Farense.
“Nas principais ligas esportivas do mundo, o setor de apostas esportivas está consolidado como um dos importantes investidores, com aportes em parcela significativa dos clubes. Trata-se de um segmento com ampla representatividade e com potencial para gerar inúmeros ganhos, não só para o esporte, mas também para a sociedade como um todo. Dentro de um ambiente regrado, em que operam somente as plataformas legalizadas e que garantam a segurança aos envolvidos, todos têm a ganhar”, analisa Igor Sá, CMO e COO da HiperBet.
Na Bundesliga, da Alemanha, 11 dos 18 times (61%) têm parcerias com casas de aposta (Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund, Eintracht Frankfurt, Freiburg, Werder Bremen, Union Berlim, Mainz 05, Augsburg, Heidenheim, 1899 Hoffenheim e Holstein Kiel), mas somente 1 deles com exposição na camisa, na manga, caso do Holstein Kiel.
Já na La Liga, da Espanha, 5 dos 20 clubes possuem parcerias com bets, mas nenhum no uniforme, casos de Real Madrid, Barcelona, Athletic Bilbao, Deportivo Alavés e Celta de Vigo.
Na Ligue 1, da França, 9 dos 18 times (50%) são patrocinados por empresas do segmento (Paris Saint-Germain, Monaco, Lille, Nice, Lyon, Stade Reims, Le Havre, Saint-Etiénne e Angers); apenas 1 está no máster (Le Havre), enquanto 6 deles não aparecem no uniforme.
Na própria Inglaterra, chama a atenção também a Segunda Divisão, chamada de Championship, cujo investimento em reforços nesta janela de janeiro esteve no Top-5 entre as maiores ligas do mundo. E em patrocínios com bets, eles também se sobressaem, com 12 dos 24 times sendo parceiros com empresas do segmento.
Na Itália, 10 dos 20 times têm parcerias com bets (Inter de Milão, Milan, Juventus, Lazio, Fiorentina, Torino, Udinese, Como, Monza, Lecce); apenas 1 está no máster (Internazionale), mas apenas cinco possuem exposição no uniforme.
O Milan, por exemplo, firmou recentemente um acordo inédito com o mercado brasileiro de apostas esportivas. Autorizada pelo Governo Federal para atuar no país, a Reals tornou-se, em abril, Parceira Regional Oficial de Apostas do clube na América Latina, sendo a primeira empresa brasileira do ramo a patrocinar um grande time europeu.
“No mercado há uma certa saturação quando o assunto é o patrocínio de empresas de apostas nas camisas dos clubes. De fato, são poucos times que atuam nas primeiras divisões e são muitas companhias disputando o mesmo espaço, o que infla os preços. Nesse cenário é preciso ter criatividade e buscar opções que tragam ótimos retornos, mesmo que no contrato não esteja envolvida a tradicional exibição da marca nos uniformes. E essa é uma vantagem que o mundo digital trouxe para relação entre patrocinadores e patrocinados”, diz Rafael Borges, CEO da Reals.
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