Placar - O futebol sem barreiras para você

Os reforços que podem chegar ou já fecharam com os clubes brasileiros

Confira os principais reforços já anunciados e as buscas por outros nomes dos clubes da elite do Campeonato Brasileiro

Por Da redação |
Suárez, Coutinho, Pedro Raul e Paulinho movimentam a reabertura da janela brasileira -

Suárez, Coutinho, Pedro Raul e Paulinho movimentam a reabertura da janela brasileira -

Luís Suárez, Philippe Coutinho, Claudinho, Pedro RaulEdenílsonKeno e outros muitos nomes já agitam o badalado período do Mercado da Bola no futebol brasileiro. Se os três primeiros ainda são sonhos para Grêmio, Corinthians e Palmeiras, respectivamente, os três últimos, um deles o vice-artilheiro do último Campeonato Brasileiro, já viraram realidade para VascoAtlético Mineiro Fluminense.

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

Além dele, outras contratações também mexem com os bastidores – uma delas a polêmica ida do técnico Vítor Pereira ao Flamengo, após justificar problemas de saúde com a sogra para não seguir no Timão.

Vale lembrar que a primeira janela da temporada brasileira, regulamentada pela Fifa e pela CBF, acontece de 11 de janeiro a 4 de abril. Ou seja, o mercado só está começando a aquecer. Serão 12 semanas, PLACAR lista as principais negociações:

Corinthians
Quem já chegou: Ángel Romero (fim de contrato com o Cruz Azul-MEX) e Matheus Bidu (emprestado pelo Guarani)

Coutinho cogita retornar ao futebol brasileiro –

Outro que sonha com um grande nome: Phillipe Coutinho, em baixa na Inglaterra e ausente da Copa por uma lesão. O interesse foi inicialmente revelado pelo site Meu Timão. A dificuldade, contudo, é convencer o Aston Villa a abrir mão do jogador, contratado em maio por 20 milhões de euros (108 milhões de reais, segundo a cotação da época). Ele chegou ao Villa indicado por Steven Gerrard, demitido no fim de outubro. O Aston Villa ainda aguarda propostas para negociá-lo com outros mercados.

Até o momento, além da efetivação do técnico Fernando Lázaro, o clube confirmou dois nomes: o do atacante Ángel Romero e o do lateral-esquerdo Matheus Bidu. O primeiro foi apresentado no último dia 19, após o fim do contrato com o Cruz Azul, do México, onde atuou por duas temporadas. Ele retorna após quatro anos. Na primeira passagem: 222 jogos e 38 gols.

Palmeiras
Sem contratações até o momento

Claudinho, do Zenit, é o principal alvo do atual campeão brasileiro –

Até agora, o atual campeão brasileiro só perdeu jogadores: o atacante Wesley para o Cruzeiro, o lateral-esquerdo Jorge para o Fluminense e o meia Gustavo Scarpa para o Nottingham Forrest-ING. Eleito o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro no troféu Bola de Prata, da ESPN, o meio-campista foi responsável por 13 gols e 16 assistências em 2022.

Para preencher a lacuna, o nome do momento é o do meia Claudinho, do Zenit-RUS. Segundo o site Goal, o Zenit quer entre 15 milhões de euros (84,5 milhões de reais) e 17 milhões de euros (95,8 milhões de reais) pela liberação. As partes devem conversar nas próximas semanas. A boa notícia para o palmeirense foi a renovação de contrato do ídolo Dudu, anunciada na sexta, 23, após longos meses de indefinição. O contrato, que se encerrava no fim de 2023, agora é válido até 2025. 

Santos
Quem já chegou: Odair Hellmann (fim de contrato com o Al-Wasl-EAU), Messias (comprado do Ceará), Mendoza (comprado do Ceará), João Lucas (comprado do Cuiabá) e Dodi (fim de contrato com o Kashiwa Reysol-JAP)

Stiven Mendoza é o principal nome do Santos para 2023 –

Destaque do Ceará na última temporada, o atacante colombiano Stiven Mendoza, de 30 anos, acertou com o Santos um contrato válido até o fim de 2025. Os valores são mantidos sob sigilo, mas estima que receberá na Vila Belmiro um dos maiores salários do elenco, ao lado dos também estrangeiros Carlos Sánchez e Yeferson Soteldo. Com passagem pelo Corinthians e pelo Amiens, na França, marcou 20 gols em 53 partidas em 2022.

Antes dele, o clube da Vila Belmiro já havia anunciado acordo com o técnico Odair Hellmann. Também trouxe outros nomes como o zagueiro Messias, companheiro de Mendoza no Ceará, e o volante Dodi, com passagem pelo Fluminense e que estava no futebol japonês, e o lateral-direito João Lucas, do Cuiabá.

São Paulo
Quem já chegou: Pedrinho (emprestado pelo Lokomotiv Moscou-RUS), Rafael (comprado Atlético-MG) e Wellington Rato (comprado do Atlético-GO)

Rafael foi comprado por 5 milhões de reais –

A principal aposta do São Paulo nesta temporada é na contratação do goleiro Rafael, adquirido por 5 milhões de reais junto ao Galo. Ele chega para, enfim, terminar com o pesadelo do clube com relação a posição. Revelado pelo Cruzeiro, trocou a Raposa pelo rival em 2020, mas acabou preterido pelo goleiro Everson. Foram só nove partidas na atual temporada, 31 nos três anos pelo Galo.

Além dele, o clube também investiu 5 milhões de reais pela contratação de Wellington Rato, que estava no Atlético Goianiense. Outra aposta é o jovem atacante Pedrinho, emprestado pelo Lokomotiv Moscou-RUS.

Botafogo
Quem já chegou:
Marlon Freitas (fim de contrato com o Atlético-GO) e Caio Victor (emprestado pelo Volta Redonda)

Caio Vitor marcou 11 gols em 50 partidas pelo Volta Redonda – Botafogo/Divulgação

O volante Marlon Freitas, destaque do Atlético Goianiense, é o principal nome do Botafogo até o momento. O jogador chega depois de assinar um pré-contrato com o clube carioca em julho. O vínculo se encerra em dezembro de 2025. Revelado pelo Fluminense, Marlon tem ainda duas passagens fora do país: nos Estados Unidos e na Eslováquia.

Além dele, o Fogão também aposta na chegada do meia Caio Vitor, emprestado pelo Volta Redonda. Caso agrade, o clube carioca poderá ficar com o jogador em definitivo por 1,5 milhão de reais.

Flamengo
Quem já chegou:
Vítor Pereira (fim de contrato com o Corinthians)

Pelas redes sociais, Flamengo anunciou acordo com Vítor Pereira –

O Flamengo anunciou no último dia 13 de dezembro ter um acordo com o técnico português Vítor Pereira, que estava no Corinthians. A polêmica negociação envolvendo o português ainda não oficializada, mas deve ocorrer nos primeiros dias de janeiro. Ele foi o escolhido para suceder Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.

Dias depois, o presidente do clube paulista, Duílio Monteiro Alves, se manifestou pela primeira vez após o polêmico acerto afirmando que Pereira “mentiu” e que acabou “enganado” pela alegação dele de que sairia pela doença da sogra. Monteiro ainda colocou em xeque o caráter do treinador.

Fluminense
Quem já chegou:
Guga (fim de contrato com o Atlético-MG), Vitor Mendes (emprestado pelo Atlético-MG), Keno (fim de contrato com o Atlético-MG), Vitor Eudes (fim de contrato com o Marítimo-POR), Lima (fim de contrato com o Ceará) e Jorge (emprestado pelo Palmeiras)

Keno foi o último reforço anunciado pelo Fluminense –

Além das renovações de contrato do técnico Fernando Diniz e do meia Paulo Henrique Ganso, o Fluminense já anunciou seis reforços: o principal deles o atacante Keno, do Atlético Mineiro. Titular e peça-chave para o ano mágico do Galo em 2021, com a conquista de três títulos, Keno tentará recuperar no clube carioca o protagonismo perdido nesta temporada.

Ele terá a companhia do lateral-direito Guga, antigo companheiro de equipe, do lateral-esquerdo Jorge, ex-Palmeiras, além de outras apostas como o zagueiro Vitor Mendes, que jogou os dois últimos anos no Juventude, o meia atacante Lima, do Ceará, e o goleiro Vitor Eudes, que estava no futebol português.

Vasco
Quem já chegou: Maurício Barbieri (sem clube), Pedro Raul (comprado do Kashiwa Reysol), Patrick de Lucca (comprado do Bahia) e Léo Pelé (comprado do São Paulo)

Pedro Raul já treina com os novos companheiros de equipe –

Vice-artilheiro do último Campeonato Brasileiro, com 19 gols em 34 partidas pelo Goiás, o atacante Pedro Raul foi adquirido pelo Vasco por 2 milhões de dólares (10,5 milhões de reais), valor pago à vista ao Kashiwa Reysol, do Japão. Na apresentação, aos 26 anos, deixou claro que mira como principal objetivo para a carreira chegar à seleção brasileira no próximo ciclo para a Copa do Mundo de 2026. Assinou contrato até o fim de 2025, com 100% dos direitos econômicos vinculados ao clube carioca.

Antes dele, o Gigante da Colina anunciou a contratação do técnico Maurício Barbieri, ex-Flamengo e com longa passagem pelo Red Bull Bragantino, além do volante Patrick de Lucca, que estava no Bahia, e o zagueiro Léo Pelé, que estava no São Paulo, por 3 milhões de dólares (16 milhões de reais).

Atlético Mineiro
Quem já chegou:
Eduardo Coudet (sem clube), Paulinho (emprestado pelo Bayer Leverkusen), Bruno Fuchs (emprestado pelo CSKA Moscou-RUS) e Edenílson (comprado do Internacional)

Edenilson assinou contrato até dezembro de 2024 –

Primeira contratação do Galo na temporada, Paulinho retorna após quase cinco temporadas de pouco brilho na Alemanha. Ele foi emprestado pelo clube alemão até junho de 2023, data do fim do contrato, e, depois, assinará um acordo definitivo com o clube mineiro. Pelo Bayer foram nove gols e quatro assistências em 78 partidas disputadas. Revelado pelo Vasco, chegou a Europa em 2018 negociado por quase 80 milhões de reais. Fez parte da seleção que conquistou o ouro olímpico nos Jogos de Tóquio.

O Galo aposta para 2023 no técnico argentino Eduardo Chacho Coudet, com boa passagem pelo Internacional e que deixou recentemente o Celta de Vigo-ESP. Além dele, já trouxe o zagueiro Bruno Fuchs e o volante Edenílson, com longa passagem pelo Internacional.

Cruzeiro
Quem já chegou:
Neris (fim de contrato com o Al Hazm-ARA), Mateus Vital (comprado do Corinthians), Anderson (fim de contrato com o Athletico-PR), Rafael Bilu (sem clube), Igor Formiga (fim de contrato com a Ponte Preta), Ramiro (fim de contrato com o Corinthians), Nikão (emprestado pelo São Paulo) e Wesley (comprado do Palmeiras)

Nikão foi emprestado pelo São Paulo ao Cruzeiro –

Ex-Athletico Paranaense, o meia-atacante Nikão foi emprestado ao Cruzeiro após uma única temporada no São Paulo. Ele chega com os direitos econômicos fixados, em caso de interesse de compra do clube mineiro. Neste ano, sofreu com seguidas lesões. Fez quatro gols e deu quatro assistências em 32 partidas pelo Tricolor, apenas 15 delas como titular.

Além dele, o clube mineiro também já confirmou outros nomes conhecidos como o volante Ramiro e o meia Matheus Vital, ambos do Corinthians, e o atacante Wesley, comprado do Palmeiras.

Grêmio
Quem já chegou: Pepê (comprado do Cuiabá), Reinaldo (fim de contrato com o São Paulo), Everton Galdino (emprestado pela Tombense), Bruno Uvini (fim de contrato com o FC Tokyo-JAP) e Gustavinho (emprestado pelo América-MG), Felipe Carballo (comprado do Nacional-URU) e Franco Cristaldo (comprado do Huracán-ARG).

Suárez deixou o Nacional e está sem clube –

Apesar das contratações já anunciadas na temporada, o principal sonho gremista atende pelo uruguaio Luís Suárez, 35 anos. Apesar da negociação ser considerada difícil, segundo o site ge, o atleta e clube estão apalavrados e restam detalhes para o anúncio oficial. Sem clube após o término do contrato com o Nacional, a proposta para seduzir o atacante é de 1,5 milhão de reais mensais, segundo o site ge.

O jogador chegou a agradecer publicamente o interesse gremista, mas, após a Copa do Mundo do Catar, voltou a considerar a hipótese de atuar no Brasil pela primeira vez. Na recente passagem pelo Uruguai foram oito gols em 16 partidas, média de 0,5.

Entre os nomes fechados destacam-se o lateral-esquerdo Reinaldo e o uruguaio Felipe Carballo, melhor volante e jogador do último Campeonato Uruguaio. Também o meia argentino Franco Cristaldo, formado no Boca Jrs e um dos grandes destaques do campeonato argentino na última temporada, vestindo a camisa do Huracán. O atacante Gustavinho, do América Mineiro, é outra boa aposta.

Internacional
Quem já chegou: Mário Fernandes (CSKA Moscou-RUS)

Fernandes está de volta após uma década no futebol, russo –

Após dez anos no futebol russo, o lateral-direito Mário Fernandes, de 32 anos, retornou ao país. É a única contratação confirmada pelo Colorado até o momento após o vice-campeonato brasileiro. O jogador e o clube, agora, correm contra o tempo para deixá-lo em condições de estrear. A última partida pelo CSKA ocorreu em 21 de maio deste ano, contra o FK Rostov, pela última rodada do Campeonato Russo.

Athletico Paranaense
Quem já chegou:
Luciano Arrigada (fim de contrato com o Colo-Colo)

Turra foi o escolhido para suceder Scolari no Furacão – José Tramontin/athletico.com.br

Vice-campeão da última Libertadores e sexto colocado no Brasileirão, o Furacão optou por efetivar o auxiliar Paulo Turra após a aposentadoria de Luiz Felipe Scolari. Entre os reforços, só o atacante chileno Luciano Arrigada, do Colo-Colo, que em agosto assinou um pré-contrato válido até dezembro de 2025.

Coritiba
Quem já chegou
António Oliveira (fim de contrato com o Cuiabá), William Pottker (emprestado pelo Cruzeiro) e Júnior Urso (fim de contrato com o Orlando City)

Pottker jogará pelo Coritiba em 2023 – Rafael Ianoski/Coritiba

Décimo quinto colocado no último Campeonato Brasileiro, o Coritiba apostou na contratação de um novo técnico: o português António Oliveira, com boa passagem pelo rival Athletico Paranaense. Entre os jogadores, dois nomes chegaram: o atacante William Pottker, que jogou no Avaí na última temporada, e o volante Júnior Urso, com passagem pelo clube e que estava na MLS.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN

Sair da versão mobile