Vitória do Botafogo embola briga por Libertadores; veja chances
Athletico-PR, Galo e América-MG fecham o G8 atualmente, mas quatro equipes ainda mantêm esperanças faltando duas rodadas para o fim do Brasileirão
O Botafogo venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0, na última segunda-feira, 7, no Mineirão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado levou o time treinado por Luís Castro ao 10° lugar e fez entrar, de vez, na briga por uma vaga na Libertadores de 2023, tendo em vista o G-8. O Galo, por outro lado, vê a chance um pouco mais arriscada e a pressão sob o trabalho de Cuca aumentar.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
De acordo com projeções do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Fogão chegou a 27,5% de chance de se classificar. Enquanto isso, o Galo, apesar da fase ruim e de um segundo turno “de rebaixado”, ainda tem 56,7% de probabilidade.
Sexto colocado e atualmente dono da última vaga direta em disputa, o Athletico Paranaense está muito próximo de mais uma edição da competição. Com 54 pontos, pode até garantir a vaga se vencer o seu compromisso pela 37ª rodada, contra o Atlético Goianiense.
O América Mineiro, que neste ano jogou sua primeira Libertadores, é o 7º, com 52 pontos, e chances de se classificar em 72%. O Coelho vem de três jogos sem perder e encara o campeão Palmeiras nesta quarta-feira, 9, em partida que pode aproximar a equipe de mais um momento histórico.
Tricampeão da Libertadores, o São Paulo tem mais chances de ficar de fora de mais uma edição. Nono colocado, com 51 pontos, o Tricolor enfrenta o Internacional nesta terça-feira, 8, no Morumbi, em partida decisiva para seguir sonhando, tendo em vista que a probabilidade é de 32%.
Mais distantes, o Fortaleza, 10° na tabela, e o Santos, 11º, têm 16,9% e 2% de chance, respectivamente. O Leão do Pici, que virou o turno na lanterna, vem em forte recuperação e pode intensificar a briga pela Libertadores se somar três pontos contra o Red Bull Bragantino, na quarta-feira. O Peixe, porém, depende muito de resultados combinados e duas vitórias nos jogos que restam.
Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo já estão classificados para a fase de grupos da Libertadores. O Rubro-negro carioca, campeão da competição continental e da Copa do Brasil, já está garantido entre os cinco primeiros do Brasileirão e abre mais duas vagas, o que resulta em um G8.
Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens