Flamengo e Palmeiras consolidaram a maior rivalidade interestadual do futebol brasileiro da última década. Bem administradas e com potencial para grandes contratações, as equipes voltam a se enfrentar em um grande jogo, cercado de muita tensão.
No próximo domingo, 19, a partir das 16h (de Brasília), o duelo ganha contornos de “final antecipada” do Campeonato Brasileiro. Para o encontro entre o líder alviverde e o vice-líder rubr0-negro, separados por apenas três pontos (61 a 58).
O jogo vem sendo marcado por uma série de desencontros, a começar pela cartolagem. O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e a mandatária do Palmeiras, Leila Pereira, têm trocado farpas sobre as discordâncias da Libra.
Leila chegou a criticar o que chamou de “terraflanismo” do rival, que, por sua fez, disse que a liga seria “verde”, acusando até o advogado do grupo.
Dois dias antes da decisão, o Flamengo reclamou publicamente de uma “ação surpresa” realizada no Ninho do Urubu, pela Autoridade de Controle Antidopagem (ABCD). Segundo o clube, a visita de agentes do órgão durante a atividade atrapalhou a preparação da equipe para a decisiva partida. Horas depois, no momento em que o Palmeiras treinaria em São Paulo, também foram realizados testes-surpresa.
Domínio do Flamengo no Maracanã
O palco do jogo, por sua vez, também entra como um dos protagonistas. Isso, pois, o tradicional estádio do Rio de Janeiro tem um retrospecto histórica e recente amplamente favorável ao Flamengo.
Em 49 partidas disputadas no local, o Flamengo soma 24 vitórias contra 11 do Palmeiras, além de 14 empates.

Arrascaeta comemora gol sobre Palmeiras no Maracanã – Marcelo Cortes / CRF
O Rubro-Negro ainda tem invencibilidade de oito partidas contra o Verdão jogando no Maracanã. A última derrota foi em 2016, quando a equipe palestrina venceu por 2 a 1.
Desde então, foram quatro empates e quatro vitórias para o lado flamenguista. No último encontro, o placar de 1 a 1 prevaleceu, mas aconteceu pouco depois de vitória carioca por 2 a 0, pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2024.
Flamengo x Palmeiras no Maracanã
49 jogos
24 vitórias do Flamengo
14 empates
11 vitórias do Palmeiras
8 anos sem vitória alviverde no Brasileirão
Para além do jejum no Maracanã, o Palmeiras já amarga oito anos sem vitória sobre o Flamengo em jogos do Campeonato Brasileiro. O último triunfo foi um 2 a 0, em 2017, em São Paulo.
Neste ínterim, porém, o Verdão conquistou três títulos brasileiros (2018, 2022 e 2023), contra dois do Flamengo (2019 e 2020).
Todos os duelos desde 2018
2018
Palmeiras 1 x 1 Flamengo
Flamengo 1 x 1 Palmeiras
2019
Flamengo 3 x 0 Palmeiras
Palmeiras 1 x 3 Flamengo
2020
Palmeiras 1 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 0 Palmeiras
2021
Flamengo 1 x 0 Palmeiras
Palmeiras 1 x 3 Flamengo
2022
Flamengo 0 x 0 Palmeiras
Palmeiras 1 x 1 Flamengo
2023
Palmeiras 1 x 1 Flamengo
Flamengo 3 x 0 Palmeiras
2024
Palmeiras 0 x 0 Flamengo
Flamengo 1 x 1 Palmeiras
2025
Palmeiras 0 x 2 Flamengo
Ver essa foto no Instagram
Prováveis escalações
Uma das atrações do jogo estará na meta do Palmeiras. Com a lesão de Weverton, Abel Ferreira terá de optar entre o recém-contratado Carlos Miguel e o veterano Marcelo Lomba.
Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Evertton Araújo e Arrascaeta; Luiz Araújo (Plata), Pedro e Samuel Lino.
Palmeiras: Carlos Miguel (Lomba); Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Andreas Pereira, Felipe Anderson e Raphael Veiga; Vitor Roque e Flaco López.